Editora

Gratidão: ato de fé e coragem

Fim de  ano chegando, é tempo de agradecer! 

Foto: Freepik

Estamos indo para a reta final de mais um ano, e é nesse período que começamos a refletir sobre tudo o que passou, fazendo as tão conhecidas metas para o ano seguinte. E sabemos que poucas são as pessoas que as concluem. Mas o que por vezes não paramos para analisar é a finalidade delas.

Este é um exercício que você pode fazer: analisar como você estava no começo do ano e como está agora, e fazer um balanço de coisas positivas e coisas que precisam ser melhoradas, que ficaram para o próximo ano. Com isso, é possível reconhecer-se, saber aonde quer chegar e os passos a serem dados. Mas acabamos nos esquecendo de ser gratos por mais um ano que termina e pelas metas realizadas.

E o que é ser grato? É reconhecer uma ajuda, um favor, um auxílio recebido. E, na Bíblia, todas as vezes que ouvimos ou lemos o termo “dai graças”, é justamente isso, ser grato a Deus, reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. 

Em meio a tanta informação, notícias, à rapidez com que as coisas acontecem e à própria rotina, você se lembra de agradecer? E como ser grato? É na constância do agradecimento diário que nos tornamos pessoas inteiramente gratas, inclusive nas pequenas coisas. Sim, agradecer por estar vivo, por poder contemplar pequenos detalhes da vida, o sol, a chuva, o sopro do vento, o seu respirar. 

Foto: Freepik

A gratidão, além de fazer bem para você, atrai novas amizades, é uma forma de exercitar o amor pelo próximo. Mas como ser grato em um mundo tão individualista, onde as pessoas agem como se o outro não existisse? A característica de uma pessoa agradecida cristã aumenta seu sentimento de gratidão, porque se baseia nas promessas de Deus; assim, não pensa ou analisa para quem é direcionado o sinal de gratidão. 

Que, ao rever suas metas no ano de 2023, você não se frustre por aquelas não alcançadas, mas agradeça aquelas concluídas, agradeça cada conquista e a oportunidade de fazer melhor no ano que vem. Como Paulo nos coloca na Primeira Carta aos Tessalonicenses 5,18: “Em tudo dai graças”.
São essas reflexões que a Irmã Tarcila Tommasi nos apresenta em seu livro “Gratidão: segredo de um amor maior”.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites