Quem somos
Quem somos

Gravadora e Editora Musical Paulinas-COMEP

Anunciar a mensagem do Evangelho e, com a arte musical, gravá-la no coração de cada pessoa


Foto: Juliene Barros

“Para a missão, devemos ter o melhor”, dizia Padre Tiago Alberione, fundador da Congregação das Irmãs Paulinas. Anunciar a mensagem de Jesus com todos os meios de comunicação é o objetivo.

Homem à frente de sua época, Pe. Alberione percebeu que, para fazer o Evangelho chegar a todas as pessoas, era preciso acompanhar os novos tempos e transformações advindas do progresso. E assim nasceu a gravadora Paulinas-COMEP, num modesto mini-estúdio, montado na comunidade das Irmãs Paulinas em Curitiba, em 1960.

Tudo começou quando as irmãs assumiram a programação da Rádio Cambiju, de Araucária, cidade próxima à Capital Paranaense. Outras emissoras começaram a solicitar os programas que, a princípio, eram gravados em fitas de rolo despachadas por ônibus ou pelos correios.

Em função das dificuldades, muitas fitas se extraviavam ou chegavam danificadas. Em 1960 Ir. Tecla Merlo, cofundadora da Congregação, fez uma visita à comunidade e tomou conhecimento das dificuldades no envio dos programas e então sugeriu às irmãs para que os mesmos fossem gravados em discos. O primeiro programa lançado em disco foi NA ESCOLA DE JESUS, uma coleção de 16 LPs. Assim foi o início da gravadora COMEP.

Após 4 anos, em 1964, o estúdio foi transferido para São Paulo. Desde então, foi progressivamente ampliando seus estúdios, aperfeiçoando seus equipamentos, investindo em novos e diferentes projetos e qualificando seus colaboradores.  

Em 1965, o Concílio Vaticano II convida todos a uma abertura aos sinais dos tempos e a uma nova forma de evangelizar. Esse apelo encontrou ressonância em Paulinas-COMEP que acreditou e investiu na produção, não só de catequese e música litúrgica, mas também num lançamento pioneiro em nosso país: canções populares de conteúdo educativo e evangelizador.

Nesse período foram descobertos muitos talentos, músicos, poetas, entre os quais se destacou Pe. Zezinho, scj (José Fernandes de Oliveira): poeta, compositor, cantor evangelizando através de canções que levaram a Palavra de Deus, de forma nova e comunicativa aos recantos mais longínquos do Brasil e além de suas fronteiras.

A gravadora Paulinas-COMEP tem uma trajetória de mais de seis décadas de muita criatividade e ousadia.

Duas palavras marcaram o início da Paulinas-COMEP e continuam presentes nesses anos de história. Ao longo dos anos, mudaram os nomes, mudou o espaço físico, mudaram os equipamentos, só não mudou o objetivo principal: Anunciar a mensagem do Evangelho e, com a arte musical, gravá-la no coração de cada pessoa

Do vinil ao digital
Desde os inícios, nos anos 60, até hoje, a COMEP percorreu uma longa estrada, feita de muitas conquistas e alegrias, mas também de inúmeras dificuldades. Contudo, a coragem, a ousadia, a criatividade e a fé sempre foram maiores e mais fortes do que as adversidades e desafios.

O acervo da Paulinas-COMEP já atingiu a marca de mais de 10 mil composições.  Estas obras já foram distribuídas em diferentes formatos, de acordo com a evolução da indústria fonográfica: fitas de rolo, LPs, fitas cassetes, VHS, CDs, DVDs e, atualmente, nas plataformas digitais.

Desde 2013 a COMEP passou a distribuir o seu catálogo musical nas plataformas musicais, dentre elas o Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, entre outras. Alcançando assim, não somente o Brasil, mas também o mundo todo por meio do streaming.

Em nenhum outro país, a música católica foi tão difundida de forma popular como no Brasil e, nisto, a gravadora teve e tem um papel essencial. Canções que atravessam fronteiras e chegam a todos os continentes e, sobretudo, conduzem os homens e mulheres até o Senhor!


Foto: Luringa

Sthefany Produções Artísticas
A agência de shows Sthefany Produções Artísticas é uma resposta da gravadora Paulinas-COMEP aos sinais dos tempos, um empreendimento com o compromisso de continuar a missão de promover a música religiosa-católica como mais um canal de evangelização. Atualmente, o casting da agência é composto exclusivamente por artistas da Paulinas-COMEP.

Fazem parte do elenco: Vida Reluz, Cantores de Deus, Ministério Adoração e Vida, Ir ao Povo, Marília Mello, Jonny Mendes, Adriana Melo, Padre Agnaldo José, Cassiano Menke, Alencastro, Ricardo Sá, Jô D’Melo e Bellinha a Ovelhinha.

Um serviço a Deus através da arte
"Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De fato, deve tornar perceptível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Por isso, tem de transpor para fórmulas significativas aquilo que, em si mesmo, é inefável. Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve" (Carta do Papa João Paulo II aos Artistas).

As palavras de São João Paulo II trazem a sensibilidade de como Deus pode tocar nos corações através da arte. No caso da Sthefany Produções Artísticas, o canal de evangelização se dá pelas melodias e notas que "gravam o Evangelho no coração do povo".

Nossos serviços têm as marcas da qualidade, seriedade, profissionalismo, confiança e respeito. Elementos sempre presentes no trabalho desenvolvido pela Paulinas-COMEP.

Entre em contato conosco, conheça os artistas e a missão que desenvolvemos! Teremos grande alegria em atendê-lo e estabelecer com você uma parceria na evangelização e no compromisso de tornar Jesus Cristo conhecido e amado através do canto, da música e da arte.

Saiba como enviar seu projeto, clique aqui

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites