Notícias
Notícias

Halloween? Não! Dia do saci!

Cidades brasileiras valorizam folclore nacional para confrontar festa americana do Dia das Bruxas

Foto: Ilustração do Livro: Dez sacizinhos, de Tatiana Belinky

Não é de hoje que o dia 31 de outubro é motivo de incômodo para algumas pessoas. É que o comércio, as escolas, os condomínios e as ruas de alguns bairros são tomados por bruxas, abóboras, aranhas, zumbis e morcegos.

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios. A palavra é uma abreviação da expressão All Hallows´ Eve, que significa “véspera de todos os santos”, já que ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.

Trata-se de uma tradição norte-americana com grande valor comercial, introduzida no Brasil pelas escolas de idiomas e pela influência do cinema americano.

Nós temos saci!

Para contrapor a disseminação desta festa que não tem relação com a cultura brasileira, criou-se o Dia do Saci (Projeto de Lei Federal n.º 2.762, de 2003). O intuito é celebrar algo que pertence ao folclore nacional, que resgata e valoriza nosso país e promove as tradições brasileiras, por isso é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.

Bruno Baronetti, historiador e pesquisador da cultura popular brasileira. Foto: Arquivo Pessoal

“É muito importante levar essa discussão para as escolas. Comemorar o Dia do Saci é valorizar uma das coisas mais significativas que é o nosso folclore, nossa cultura nacional e suas matrizes européia, indígena e africana. Vale discutir e analisar o lugar que o folclore ocupa neste momento diante de outras festas. O Halloween vem atraindo cada vez mais pessoas, enquanto o mês do folclore, em agosto, está entrando no ostracismo”, comenta o historiador e pesquisador da cultura popular brasileira, Bruno Baronetti.

Lendas brasileiras

Curupira, iara, boto cor de rosa, boitatá, caipora, mula sem cabeça, lenda da mandioca, do uirapuru, saci pererê. O folclore brasileiro é rico em personagens, lendas, brincadeiras, danças e comidas típicas. Tudo isso deve fazer parte da nossa formação cultural.

“Se a gente pensar que ser brasileiro é ter histórias e traços culturais em comum, o folclore é um desses elementos que nos identifica. Nossa cultura é uma confluência das tradições indígenas, africanas e europeias que devem ser preservadas e valorizadas”, finaliza o historiador.

O Dia do Saci é comemorado na capital paulista e em outros dez municípios do estado de São Paulo como São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Ribeirão Preto e Embu das Artes. Cidades como Vitória (ES), Poços de Caldas (MG), Uberaba (MG), Fortaleza (CE) e Independência (CE) também festejam oficialmente a data. A determinação da comemoração em âmbito nacional está arquivada e ainda aguarda aprovação no Congresso.

 

Confira os produtos Paulinas que valorizam o folclore brasileiro:

- Mitos e lendas do folclore do Brasil

- Dez sacizinhos

- Cordel das lendas bovinas

- Histórias do Brasil

- Lendas brasileiras - Norte, Nordeste e Sudeste

- Lendas brasileiras - Centro-oeste e Sul

- Contos africanos para crianças brasileiras

- Outros contos africanos para crianças brasileiras

- Curumim poranga

- Cordel do negrinho do pastoreio
 

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites