Notícias
Notícias

Inaugurada a Casa Esperança, em Manaus (AM): espaço de acolhida para crianças e adolescentes vítimas de abusos

No ano do Jubileu de Jesus Cristo, a Igreja Católica de Manaus reafirma seu compromisso com a vida e a esperança, sobretudo junto aos mais vulneráveis, criando a Casa Esperança

No ano do Jubileu de Jesus Cristo, a Igreja Católica de Manaus reafirma seu compromisso com a vida e a esperança, sobretudo junto aos mais vulneráveis, criando a Casa Esperança, um lugar de expressão do amor de Deus em forma de acolhimento, apoio, repouso, busca por justiça, encontro e renovação da esperança.

O espaço localizado à Avenida Joaquim Nabuco foi inaugurado na tarde do dia 7 de fevereiro, com uma bênção e descerramento da placa, contando com a presença de parceiros que contribuíram para a sua construção e execução dos serviços.

O Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, iniciou sua fala com o agradecimento a todo o trabalho realizado há alguns anos pela equipe de psicólogos na Arquidiocese de Manaus e pelos parceiros e financiadores que tornaram possível a aquisição e reforma do espaço.

Fachada da Casa Esperança. Foto: Arquidiocese de Manaus (AM)

“Meu agradecimento pela iniciativa que a Arquidiocese teve há tantos anos, com todos os psicólogos, psicólogas que estiveram a caminho nesse tempo todo, acompanhando, animando, esperançando. Depois agradecer às pessoas que nos ajudaram a adquirir essas duas casas, uma era o Hospital Beneficiência Portuguesa e outra era do senador Peres. Essas duas casas que se colocam agora à disposição de muitas crianças. Mas é preciso agradecer muitas pessoas que nos ajudaram. Faleceu ontem o maior doador para que pudéssemos adquirir essas duas casas. O Padre Salvatore. Nós somos muito agradecidos, pois se não fosse a ajuda dele, não teríamos condições de adquirir essas duas casas”, agradeceu o cardeal.

Ele também recordou com gratidão as pessoas que pensaram na estrutura da casa e as que trabalharam nela e deixaram suas marcas. “Muitas pessoas nos ajudaram a pensar essa casa. Eu queria agradecer ao Kenison, com sua empresa, esteve à frente da reforma. Cada um dos trabalhadores e trabalhadoras, que deixou a sua marca, a sua ajuda, cada um dedicadamente estava tentando fazer o melhor para que essa casa pudesse estar hoje no ponto em que está e pudéssemos assim dar a bênção”, declarou o arcebispo de Manaus.

Inauguração e benção da Casa Esperança. Foto: Arquidiocese de Manaus (AM)

“Sejamos para elas uma bênção, mas desejamos ser mais do que uma benção desejamos ser uma cura para que elas tenham um futuro se sintam profundamente pessoas integradas na sua afetividade, na sua sexualidade desejamos que elas sejam curadas interiormente para que possam ser na nossa sociedade presença viva da humanidade de Deus que se fez nossa humanidade, nossa fragilidade. Ele nos ajudará a sermos sempre mais. Muito receptivos nessa casa, receptivas nessa casa, para que as crianças possam ter futuro, olhar para frente, e elas talvez depois nos ajudem a ajudar a curar outras pessoas. Que nós nos unamos todos em oração, como aqui agora, mas também nos unamos todos para que a praga do abuso seja superada. É uma dificuldade muito grande que temos na nossa região. E nós queremos todos nos dar as mãos para podermos enfrentar essa questão. […] Que essa casa sobre a qual invocamos agora benção de Deus, possa ser realmente a casa do encontro. A casa do encontro. Encontro com a dobra, para superar. Encontro com o consolo, para ser presença de consolo para os outros” declarou o Cardeal.

A placa fixada no corredor de entrada, lembra o Regional Norte 1 e as instituições civis e governamentais, religiosas, leigos e grande parte da parcela do povo de Deus.

“A presença dos irmãos bispos aqui não é apenas um apoio. Entre nós, quando conversamos sobre esse serviço da igreja e essa casa, combinamos que o serviço desta casa vai se estender também para as dioceses do nosso Regional Norte 1, por isso agradeço muita presença dos nossos irmãos bispos. Esse serviço será estendido inicialmente através de modo virtual e depois nós vamos dar continuidade”, destacou o cardeal que também é presidente do Regional Norte 1.

Foto: Arquidiocese de Manaus (AM)

A emoção tomou conta dos presentes durante a fala da Senhora Francisco que deu seu testemunho sobre o cuidado e acompanhamento que recebeu do Sapfam – Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus, juntamente com o projeto Içá.

“Quando eu cheguei aqui, eu confesso a vocês, eu cheguei toda estraçalhada. E fui acolhida e acompanhada. Isso é coisa de Deus, que Deus iluminou essa mente de pessoas que fez isso aqui. Nova esperança para quem não tem mais, como eu, e muitas pessoas já passaram. Eles trazem nova esperança para quem não tem mais. Eles trazem vida. Então Deus, que iluminou a mente das pessoas que fez isso aqui. Inclusive os profissionais que aqui estão. Porque pelo profissionalismo delas, elas deveriam fazer o profissional, mas elas foram além”, destacou a Sra. Francisca

Dos serviços oferecidos está a realização de atendimentos semanais voltados às crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual, incluindo seus cuidadores não abusivos, conforme o fluxo da rede de proteção: Conselho Tutelar, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Rosivane Anjos, psicóloga e coordenadora da Casa Esperança e do Projeto Içá – Ação e Proteção, que há uma década atua no enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, falou sobre o funcionamento da Casa.

Foto: Arquidiocese de Manaus (AM)

“A casa, ela vai funcionar de segunda a sexta, sendo que na, terça-feira, vai continuar o atendimento especializado às vítimas de abuso sexual, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); na quarta-feira, o atendimento vai ser para o fortalecimento de vínculos. E na quinta-feira nós vamos atender mulheres que foram vítimas de abuso sexual; e na sexta-feira vai ser o atendimento online. Nós já estamos com uma média de 14 psicólogos, fora a equipe técnica de psicólogos que fazem parte já do projeto. Vamos ter 14 psicólogos formados no curso de extensão promovido pelo projeto Iça – Ação e Proteção, que vão fazer parte da equipe. Apoiando e dando todo o suporte”, explicou Rosivane

“Esses apoios que nós vamos recebendo, e assim, como Igreja de Manaus, podemos ir adiante no nosso serviço evangelizador, mas especialmente no nosso serviço integrador das pessoas, as pessoas possam se sentir integradas, profundamente apoiadas. E visitem de vez em quando a Casa da Esperança, concluiu o Cardeal Leonardo Steiner”, concluiu o Cardeal Steiner.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites