A gaúcha, Irmã Inah Canabarro Lucas, é a religiosa mais idosa do mundo. Foto: Josiane Moreira da Silva
Gaúcha de São Francisco de Assis, irmã Inah é atualmente a pessoa mais longeva do mundo, conforme reconhecido pela equipe do LongeviQuest (LQ), autoridade mundial em longevidade humana máxima.
Em 2018, quando completou 110 anos, a irmã recebeu a bênção apostólica do papa Francisco, acompanhada de um certificado que hoje está exposto no cantinho de lembranças na comunidade onde vive.
Atualmente, mora em Porto Alegre (RS), na Casa de Acolhida Santo Enrique de Ossó, localizada próxima à Casa Provincial das Irmãs Teresianas do Brasil.
Um exemplo de fé e amor à vida, irmã Inah mantém sempre o otimismo e o bom-humor, qualidades atribuídas a ela e se tornam evidentes para quem a conhece. Quando questionada sobre seus 116 anos, ela responde com otimismo e bom-humor: “116 anos! Eu só tenho esse pouquinho de anos!”.
Inesquecível professora
De família grande, irmã Inah é a penúltima de seis irmãos. Ainda jovem, conheceu as freiras em um colégio e decidiu entrar para a Vida Religiosa Consagrada. Iniciou os seus estudos no Rio Grande do Sul e, depois, fez o noviciado com as irmãs Teresianas em Montevidéu, no Uruguai.
Ao voltar para o Brasil, foi para o Rio de Janeiro, onde viveu sua missão como professora, lecionando português, matemática, ciências e, às vezes, pinturas e desenhos em colégios Teresianos. Mais tarde, atuou em Itaqui e Sant’Ana do Livramento (RS), onde passou a maior parte de sua vida. Ela relembra com sua trajetória: “fui professora e gosto muito de matemática!”
Ir. Lucia Ignez Bassotto, irmã da Congregação das irmãs Teresianas e atual coordenadora da comunidade da irmã Inah, foi sua aluna nas matérias de desenho e ciências em Sant’Ana do Livramento. “Ela sempre foi carinhosa e atenciosa, porém exigente no ensino e na ordem. Exigia o aprendizado”, relembra. Acrescenta, ainda: “irmã Inah é uma pessoa resiliente, não exige nada e está sempre agradecida. De bom coração, deseja bem a todos, sem distinção. Ela quer que todo mundo seja feliz. É sempre muito delicada e atenciosa”.
O segredo da longa vida
Descobrir o segredo da longevidade da irmã Inah é fascinante, pois ela vive e vibra com a vida. Essa alegria é refletida em seu jeito de acolher nas palavras, no sorriso, na serenidade. Quando perguntada sobre o segredo de viver tantos anos, responde com simplicidade: foi Nosso Senhor que me ajudou a viver esses anos! E ele é o segredo da vida. É o segredo de tudo”.
Além da longa vida, irmã Inah carrega outros segredos. Amante da música, fundou a Banda Marcial Teresianas, composta por 125 meninas. Com alegria e orgulho, relembra com saudade: “uuuh, era a Banda Marcial da irmã Inah. Uma banda muito bonita”. O grupo cantava e tocava vários estilos musicais, viajando para apresentações em todo o Brasil, Uruguai e Argentina.
Foto: Josiane Moreira da Silva
Outra de suas paixões é o futebol. Torcedora apaixonada pelo Sport Clube Internacional e torcedora mais antiga do time do seu estado, diz que escolheu esse Clube porque representa o povo: “rico, pobre... Não importa, é do povo!” afirma.
Irmã Inah Canabarro Lucas deixa uma mensagem inspiradora para todos nós: “para que vivamos bem, é preciso viver como Deus, Nosso Senhor, deseja. Que todos sejam abençoados! Nossas famílias, nossos amigos e inimigos, e todas as pessoas do mundo inteiro”.
Gratidão, irmã Inah, por nos inspirar com sua vida e sua história!
Josiane Moreira da Silva é irmã Paulina e jornalista. Atualmente é diretora da Paulinas Livraria de Porto Alegre (RS).