Vocação Paulina

Irmãs Paulinas celebram 25 anos de consagração a Deus

O momento de dizer o segundo SIM, como dizia o bem-aventurado Tiago Alberione

As irmãs jubilandas: Adilse Xavier, Denise do Socorro, Joana Severina da Silva e Quele Cristina Viana. Foto: Juliene Barros

No dia 30 de junho de 2024, as Irmãs: Adilse Xavier, Denise do Socorro, Joana Severina da Silva e Quele Cristina Viana, celebraram 25 anos de consagração como Filhas de São Paulo.

Presidiu a celebração eucarística, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebraram pe. Antonio Lúcio Silva, ssp e pe. Luiz Miguel, ssp. 

Dom Valdir José de Castro, ssp, e os concelebrantes paulinos: pe. Antonio Lúcio Silva e pe. Luiz Miguel. Foto: Juliene Barros

Na homilia, Dom Valdir falou da complementariedade de São Pedro e São Paulo na Igreja nascente e da sinodalidade que buscamos hoje e que, desde o início, os caracterizou, ou seja, o caminhar junto pela mesma causa: anunciar Jesus Cristo.

Familiares, pessoas amigas e a Família Paulina participaram intensamente deste momento de ação de graças a Deus que chama e consagra para a missão de comunicar o seu amor.

No final da celebração, as jubilandas fizeram o seguinte agradecimento:

“Chegamos aos 25 anos de Consagração Religiosa como Filha de São Paulo e elevamos nossa gratidão a Deus pela sua fidelidade e amor que cuidou de nós, e junto com seu povo, nos conduziu até aqui. Temos certeza em nosso coração que é a fidelidade de Deus que nos une como Irmãs, com nossa Congregação, com a Família Paulina, com a Igreja, com nossos familiares, colaboradores, cooperadores e amigos. Escolhemos e fazemos nossas palavras o texto do nosso querido bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, para expressar nossa sincera e profunda alegria e gratidão:

"Foi fácil dizer SIM na juventude, quando ainda não havíamos passado por duras provas. Quando a vida era acompanhada por coisas favoráveis que facilitavam a superação dos obstáculos. Em dado momento, porém, demo-nos conta de nossos limites: acreditávamos poder realizar, convencer, construir... E deparamo-nos com nossas dificuldades. Acreditávamos que tudo seria fácil, simples... E reconhecemo-nos pessoas complicadas. É o Senhor quem purifica até 99%. Tira a nossa presunção, a autossuficiência, o conceito de que o bem pode ser realizado com facilidade. Constatamos, então, que o bem se faz com sacrifício, lágrimas, e às vezes, até com derramamento de sangue. O Senhor deixa apenas 1%. Mas com isso, podemos realizar maravilhas! E descobrimos que a eventual sensação de cansaço não contrasta com a vocação. É sinal de que somos chamadas a algo de muito grande. Mas enquanto não acontecer em nossa vida, a purificação, o Divino Mestre não nos dará uma grande missão a cumprir. Se quisermos dar fruto, o Pai nos podará. O ramo que não produz fruto será cortado. O que produz fruto será podado: é Evangelho. Ao experimentar a poda, sentimo-nos diminuídas: chegou o momento de dizer o segundo SIM. Um sim generoso, despojado, consciente. Esta é a verdadeira doação de nós mesmos. Já não haverá mais o sentimento de vaidade. Mas só a busca da glória de Deus. Chegou o tempo de amadurecer, de atingir aquela profundidade que nos torna verdadeiramente fecundos nos caminhos de Deus. Para isto, devemos passar pela purificação. É este o momento do segundo SIM de nossa vida consagrada. É este que vale: o momento em que celebramos 25 anos de profissão religiosa", concluiu o Pe. Tiago Alberione.

As jubilandas juntamente com a Provincial das Irmãs Paulinas do Brasil, Irmã Ana Marlene Konzen. Foto: Juliene Barros

Continuando este momento de ação de graças, no dia 1º de julho, as Irmãs jubilandas e seus familiares foram ao Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP), para agradecer também à Mãe Aparecida e Rainha dos Apóstolos, fiel companheira, que ensina a cada uma como “dar Jesus” na missão Paulina.
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites