Foto: Freepik
Natal, festa temática
Se todo ano você corre atrás de decoração e tira-gostos, e se nenhuma ideia nova apareceu, que tal apostar no tema da festa? O que está por detrás das tradições repetidas?
Você crê que o Natal tem um sentido espiritual profundo? Confie em Deus diante dos desafios que virão no ano que começa? Então, pense nisso: o tempo do Natal é o mais propício para preencher de esperança aquele vazio que todos sentimos. Portanto, não tenha medo de desagradar.
Foto: Pexels
Você pode fazer uma confraternização inesquecível, proporcionar reflexão, espiritualidade e encantamento. Isso pode ser realmente extraordinário para muita gente que anseia por experimentar o sentido maior da vida e seus horizontes espirituais.
Guia certeiro
Para quem quer fazer da confraternização um testemunho de que Deus está presente no mundo, a Paulinas Editora acaba de lançar o livro-guia:
E a Palavra se fez carne - Viver e celebrar o Advento e o Natal
No livro você encontrará sugestões para fazer uma festa temática de Natal e Ano Novo, para que as pessoas que têm vivência cristã se sintam “em casa” e as que ainda não conhecem a fé tenham uma agradável e comovente surpresa.
Foto: Pexels
O livro-guia traz:
- Explicação fácil e clara do que significam o Advento e o Natal: quando, onde e porque passaram a ser celebrados, e o que trazem para a nossa vida.
- Sugestões de um caminho espiritual na direção do Salvador que vem para cada uma das criaturas e para o mundo todo.
- O entendimento bíblico do sentido dos símbolos natalinos mais conhecidos: o pinheiro iluminado, a coroa com velas e o presépio.
- Uma diversidade de celebrações que permitem a escolha daquela que melhor se adapta a cada grupo, data e local.
- Celebrações que apresentam as personagens bíblicas protagonistas das cenas do nascimento e infância do Salvador, acompanhadas de belíssimos hinos bíblicos, tempo de reflexão sobre a vida atual e oração.
- Lindas músicas com letras inspiradas na espiritualidade do Natal, às quais você tem acesso na web por meio das indicações do livro-guia.
Para celebrar a fé
Grupos de catequese, de pastoral ou de famílias, mais ligados à Igreja podem solenizar a confraternização por meio das celebrações:
- Quatro semanas do Advento, com seus temas litúrgicos: vigilância, conversão, alegria e espera
- Noite de Natal em família
- Ação de graças pelo fim do ano
- Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José
- Santa Maria Mãe de Deus – primeiro de janeiro
- Epifania do Senhor – festa dos Reis Magos
- Batismo do Senhor
Com isso, encerra-se o período do Natal na liturgia da Igreja.
Aproveite bem o clima de férias, descanso e maior convivência familiar: tempo especial para estreitar laços com Deus e com as pessoas que você mais ama.