Foto: Pexels
Na matéria “Divididos entre o on-line e o offline” falamos sobre o comportamento das pessoas quando usam o celular e da demanda em estabelecer regras para as atividades digitais.
Também destacamos a necessidade de uma formação sobre como se comportar e se relacionar corretamente com a internet. Quem faz isso muito bem é a ONG brasileira SaferNet Brasil, que atua desde 2005 e se tornou referência na promoção dos direitos humanos na internet.
Em contato com a ONG fizemos a seguinte pergunta: quais são os pilares para a construção de um ambiente online respeitoso e seguro? A resposta: comportamento, segurança e privacidade são as bases para uma apropriação saudável das tecnologias.
Psicóloga do Canal de Ajuda e da Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet Brasil, Bianca Orrico. Foto: Eduardo Braz
“As noções básicas sobre estes três itens são essenciais, além do acompanhamento e mediação dos responsáveis no caso das crianças e adolescentes para prevenir possíveis situações de risco. Todos devem desenvolver noções de empatia, respeito à diversidade e inclusão através de práticas educativas, além do controle de conteúdos e regulamentação das plataformas”, defende a psicóloga do Canal de Ajuda e da Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet Brasil, Bianca Orrico.
Formação gratuita
Uma iniciativa da SaferNet é o Programa Cidadão Digital, que promove atividades educativas gratuitas para a formação de adolescentes e jovens em temas de cidadania digital, como segurança on-line, combate à desinformação, autocuidado, respeito e empatia nas redes.
Imagem: Divulgação/ Site cidadão Digital
Ao longo de quatro edições, o programa já impactou mais de 177 mil estudantes e 70 mil educadores. As ações acontecem em todo o país, em formato remoto, híbrido ou presencial e são mediadas por jovens através de metodologias de educação entre pares, de jovem para jovem, de uma forma criativa, amigável e inovadora.
Imagem: Divulgação/ Site cidadão Digital
Interessou? Acesse o site, informe-se e baixe vários documentos formativos na área “Recursos”. São slides, vídeos, jogos, guias e cartilhas que, com uma linguagem acessível e divertida, ensinam sobre o uso criativo, seguro e positivo das redes digitais.
Serviço:
A SaferNet Brasil é a primeira ONG do Brasil a atuar na promoção do uso ético, seguro, responsável e crítico da internet com foco em direitos humanos. A ONG mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas on-line. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.
Saiba mais: https://cidadaodigital.org.br
Leia também: Divididos entre o on-line e o offline