Foto: Arquivo Paulinas
Ao voltarmos nosso olhar para o fundamento evangélico da Vida Consagrada, percebemos que religiosos e religiosas encontram em Cristo, o Mestre, a rocha sobre a qual edificam suas vidas.
Essa vocação, de servir aos irmãos, encontra seu alicerce na relação especial que Jesus estabeleceu com seus discípulos, convidando-os a um seguimento radical.
Como nos recorda São João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Vita Consecrata, “procurando naquela relação especial que Jesus, durante a sua existência terrena, estabeleceu com alguns dos seus discípulos, convidando-os não só a acolherem o Reino de Deus na sua vida, mas também a colocarem a própria existência ao serviço desta causa, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida" (n. 14).
Iniciaremos um Ano Jubilar, vivenciado pela Igreja Católica como um tempo de conversão pastoral, penitência e reconciliação, que nos convida a viver a fraternidade, a fé, a justiça, o compromisso, a alegria e a paz na convivência com nossas irmãs e irmãos. É o “Ano Santo” que nos convida a crescermos cada vez mais no caminho da santidade.
Dessa forma, o Jubileu propõe para todo o Povo de Deus alguns sinais que serão vistos ao longo deste ano, tais como: um tempo de preparação para o Ano Santo, peregrinação, Porta Santa, reconciliação, oração, liturgia, profissão de fé e indulgência plenária.
Para esta ocasião, o Papa escreve a Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025, que apresenta as datas do início e do fim do Ano Santo. Esta Bula é apresentada na Solenidade da Ascensão (no ano anterior). Para o Ano Santo de 2025, foi publicada no dia 9 de maio de 2024.
Foto: Arquivo Paulinas
Para a Vida Religiosa Consagrada, o Jubileu tem como tema “Peregrinos da esperança, no caminho da paz” e será realizado em Roma nos dias 08 e 09 de outubro de 2025.
O Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, motiva para que “entremos agora juntos nesta peregrinação, levando a verdadeira esperança que está em nossos corações e pela qual nossas vidas estão a serviço”.
Foto: Arquivo Paulinas
Dessa forma, a Vida Consagrada é convidada a refletir, cultivar e favorecer caminhos de paz, esperança e fraternidade, no atual contexto em que se vive.
A partir deste tema específico para a Vida Consagrada, serão refletidos três paradigmas: compromisso com os “últimos” – ouvir o grito dos pobres, cuidado e custódia da criação – proteção do meio ambiente e fraternidade universal – solidariedade.
Durante este tempo de graça, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica disponibiliza um site com todas as informações para este caminho jubilar.
Assim, somos motivados que “além de beber a esperança na graça de Deus, somos também chamados a descobri-la nos sinais dos tempos, que o Senhor oferece”. (BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU ORDINÁRIO DO ANO 2025, n. 07).
Caminhemos todos juntos, como Vida Religiosa Consagrada, como “peregrinos de esperança”.
Leia mais
Ano Jubilar, peregrinos de esperança- Uma visão espiritual, histórica, bíblica, pastoral e litúrgica