Artigos
Artigos

Jubileu dos adolescentes e jovens celebra grande festa com canonizações

O Papa Francisco anunciou a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, no Jubileu de 2025

Carlo Acutis. Foto: Associação de Amigos de Carlo Acutis

Carlo Acutis será canonizado no Jubileu dos Adolescentes, de 25 a 27 de abril; Pier Giorgio Frassati, no Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto.

Carlo Acutis (1991-2006)

MIllenials, ou nativo digital, Carlo Acutis nasceu em Londres, Inglaterra, em 1991. Morreu aos 15 anos, na Itália, em 12 de outubro de 2006, acometido de leucemia. Segundo a família, desde cedo, devoto da Virgem Maria, usou as redes sociais para evangelizar. Por isso, ele ficou conhecido como “ciberevangelista”.

O primeiro milagre, atribuído a Acutis, foi a cura da malformação no pâncreas de uma criança em 2010, no município brasileiro de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Acutis foi beatificado em 2020 e, em maio de 2024, foi reconhecido para a canonização, etapa final pela qual a Igreja Católica dá a declaração de santidade a alguém. A canonização será no Jubileu dos Adolescentes, entre 25 e 27 de abril.

Site com a vida de Carlo Acutis, informações, orações e diversos vídeos, clique aqui
 

Pier Giorgio Frassati (1901-1925)

Pier Giorgio Frassati. Foto: Site Vatican News

Pier Giorgio nasceu em Turim, Itália, em 1901, numa família da alta burguesia. Seu pai, Alfredo, jornalista e dono do jornal "La Stampa", foi enviado a Berlim, Alemanha, como embaixador. Sua mãe era uma pintora famosa, chamada Adelaide Ametis. Pier Giorgio amava a Eucaristia e a Virgem Maria, servindo aos necessitados, aos doentes e aos órfãos que eram muitos por causa da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Combater o sistema por dentro

Pier Giorgio passou sua infância com Luciana, sua irmã um ano mais nova, que era sua confidente, uma vez que os contrastes com seus pais se tornavam cada vez mais evidentes. Não era um excelente estudante, pelo menos até entrar no Instituto Social dos Padres Jesuítas.

Iniciou os estudos de Engenharia Mecânica, com especialização em mineração, para seguir de perto os mineiros, que, na época, eram os mais explorados.

Infelizmente, não conseguiu concluir seu curso de graduação em vida. A sua prioridade não era os estudos, mas a oração, a Eucaristia e a caridade. 

"Passava o tempo" a serviço dos necessitados

“Jesus me visita todos os dias na comunhão, e eu retribuo a visita, visitando-o nos pobres”, dizia Pier Giorgio.

Ele demonstrava a todos, verdadeiro amor e participação nos seus sofrimentos.

Pier Giorgio Frassati participou, praticamente, de todas as Associações Católicas, desde a Conferência de São Vicente, a Ação Católica, a Federação Universitária Católica Italiana (FUCI). Apaixona-se pelas cartas de São Paulo e as lia e relia também na rua ou no bonde. 
Empresa de Transporte “Frassati"

Os amigos de Pier Giorgio brincavam com ele, chamando-o Empresa de Transporte “Frassati", porque sempre visitava os "porões" dos pobres e os casebres da periferia de Turim, uma cidade de grandes intelectuais, mas também de tantos operários, pobres e excluídos da sociedade.

O jovem Frassati levava de tudo às casas dos mais necessitados: alimentos, roupas, lenha, carvão, móveis, gastando todo o dinheiro que sua família lhe dava, e que diminuía sempre mais.

Frassati era feliz: deixava as ocasiões mundanas para ir à Missa; ao invés da companhia dos jovens burgueses, preferia estar com os pobres, que saciavam a sua sede de viver o Evangelho.

Repleto da verdadeira vida, era um grande apaixonado pela montanha, da qual era um entusiasta alpinista, junto com seus amigos.

Morte repentina

No dia 30 de junho de 1925, toda a família Frassati estava preocupada com a saúde da avó Linda, que veio a falecer no dia seguinte. Assim, ninguém percebeu que Pier Giorgio sentia uma profunda dor de cabeça, a ponto de não querer se alimentar.

Precisamente ele, que era sempre tão saudável! No entanto, sua família percebeu isso no dia do enterro da avó, porque o rapaz nem conseguia se levantar da cama. Mas, já era tarde demais: foi acometido por uma meningite fulminante, que lhe tirou a vida no dia 4 de julho, com apenas 24 anos de idade.

Milhares de pessoas participaram das suas exéquias, sobretudo os pobres de Turim, que ele havia ajudado ou, até mesmo, apenas tocado com a sua vida repleta de Deus. "Não reconheço meu filho!", murmurou o pai, impressionado com a multidão presente. Assim, o pai se aproximou da fé, que amadureceu no fim da sua vida, em 1961, provocando-lhe uma conversão que muitos consideraram, com razão, o "primeiro" milagre de Pier Giorgio.


Site: Pier Giorgio Frassati - Brasil - Um santo exemplo para os jovens

Fonte: Vatican News

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites