Vocação Paulina

Levar a todos a alegria do Evangelho

O anúncio do Evangelho sempre traz alegria e salvação aos corações

Foto: Pixabay

Jesus: fonte da nossa alegria 

 “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG 1), afirma o Papa Francisco, no início da Evangelii Gaudium, convidando-nos a buscar em Jesus a fonte de nossa alegria e salvação. 

Deus consola e conduz o povo à liberdade

Já no Antigo Testamento, os profetas preanunciaram a alegria da salvação, certos de que, nos tempos messiânicos, a ação divina a tornaria superabundante (cf. EG 4). E o que vemos em Isaías 40,9? Ali, no iminente retorno do exílio, Deus está presente, consola o povo e o ajudará a avançar rumo à liberdade.

Por isso, o profeta convida Jerusalém a acolher o Reinado de Deus e a tornar-se mensageira para anunciar essa novidade aos outros. Da mesma forma, Isaías proclama felizes os divulgadores do bem! “Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz mensagem de bem, que faz escutar a salvação” (Is 52,7-8).

Foto: Pixabay

Alegra-te, Maria! 

E, no Novo Testamento, o que encontramos? Aí, na iminente chegada do Messias, temos um inédito e surpreendente anúncio de alegria vindo da parte de Deus! O anjo Gabriel foi enviado para a cidade de Nazaré, na Galileia. Foi ao encontro de uma jovem, Maria! E lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28).

Impactada com essas palavras, Maria se perguntava que saudação era aquela, querendo entender o significado da mensagem. Então, “o anjo lhe disse: ‘Não tenhas medo, Maria. Deus te escolheu para ser a mãe do Salvador. Conceberás e darás à luz um filho e o chamarás com o nome de Jesus’” (Lc 1,30-31). O poder de Deus agiu em Maria e, por obra do Espírito Santo, ela concebeu.

Foto: Pixabay

Alegres, com Jesus no coração, pôr-se a caminho

Maria aceitou cooperar com Deus na realização do seu projeto de salvação e lhe respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38a). 

Ciente da gravidez de Isabel, Maria partiu apressadamente para visitá-la. E o que ocorreu na casa de Isabel? Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou de alegria em seu ventre. Cheia do Espírito Santo, Isabel reconheceu, em Maria, Jesus, o fruto bendito do Senhor!  

Sejamos, pois, como Maria: discípulos missionários, atentos à Palavra e prontos para dizer SIM a Deus, acolher Jesus, assumir seu projeto e anunciá-lo com nossa voz, pés, mãos. Deus conta comigo, com você, para levar a todos a alegria do Evangelho: vida, esperança e luz! Vamos já? 


Irmã Lourdes Silva é Filha de São Paulo – Irmã Paulina. Graduada em Teologia, possui extensão cultural em Comunicação pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). É assessora de cursos de formação bíblica para multiplicadores da Palavra: Bíblia em Comunidade e Visão Global do Serviço de Animação Bíblica (SAB-Paulinas). Como animadora vocacional, assessora encontros para jovens. E-mail: [email protected]
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites