Música

No dia do Bem-aventurado Tiago Alberione, músicas inspiradas na espiritualidade do fundador da Família Paulina

 Sempre dia 26/11 é dia de festa para a Família Paulina

Bem-aventurado Tiago Alberione. Foto: Juliene Barros

Um jovem italiano enraizado nas questões de seu tempo. Tiago Alberione viveu numa época de transformações da virada do século XIX para o XX e pelas novidades do novo século: duas grandes guerras; revolução industrial; conflitos nacionalistas e sociais; emancipação dos operários e da mulher; além de crises institucionais na família e na Igreja.

Tudo isso provocou nele um desejo de manter-se mais firme na fé e de fazer algo pela sociedade. Desde novo, manifestou a vocação ao sacerdócio, tendo entrado para o seminário aos 16 anos e ordenado presbítero aos 23, no dia 29 de junho de 1907.

A seguir, confira cinco músicas para celebrar a vida do bem-aventurado Tiago Alberione e traços da espiritualidade paulina. Quem sabe você também não teria o chamado para fazer parte dela? 

1) Noite de luz 

Traço da espiritualidade: Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas de todos os tempos. 
Uma música sobre a grande inspiração de Tiago Alberione na noite de oração na passagem para o século XX. 


2) Daqui vos ilumino

Traço da espiritualidade: A confiança na Palavra do Senhor: “Daqui vos ilumino e convosco estarei. Não temais! Vivei em contínua conversão”.


3) Bem-Aventuranças de quem anuncia a Boa Nova     

Traço da espiritualidade: A alegria de anunciar o Reino do Divino Mestre e a paz.


4) Esta é a nossa missão!

Traço da espiritualidade: A nossa missão é dar Jesus ao mundo como o fez Maria. 

Uma canção que ressalta ainda uma marca da missão paulina deixada pelo próprio fundador: “Nós devemos dar Jesus ao mundo como o fez Maria. Chamados a dar Jesus ao mundo, o sacerdote e a religiosa consagram-se totalmente a Ele por amor, e não só para amá-lo com todo o seu ser, mas também para fazer com que os outros o amem”.

 

5) Roga ao Senhor da Messe

Traço da espiritualidade: Constante oração ao Senhor da Messe que envie santos operários e muitas vocações.

Uma recomendação feita pelo próprio Cristo no Evangelho - “A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita, que envie operários para a sua colheita” (cf. Mt 9, 37-38; Lc 10, 2) - cuja resposta de Tiago Alberione foi dada em oração à Virgem Santíssima: “Maria, protege todos os apóstolos e todos os apostolados. Nós não invejamos ninguém nem temos ciúme do bem que outros fazem. Antes, queremos pedir a Maria por todas as congregações religiosas e pelas vocações de todos os institutos”

Uma noite de luz

Na virada para um novo século, na noite de 31 de dezembro de 1900 para 1º de janeiro de 1901, o futuro fundador da Família Paulina permaneceu por quatro horas em oração na Catedral de Alba, na Itália, quando recebeu uma grande inspiração. Uma luz veio do tabernáculo, o envolveu e, assim, ouviu uma voz interior que lhe dizia: Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!

Sentiu, assim, fortemente o convite e o apelo de Deus. O mundo passava por profundas mudanças sociais e tecnológicas e Tiago viu a necessidade de se utilizar das novas descobertas, como os meios de comunicação da época, para fazer o bem e evangelizar. Além disso, impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos de religiosos, religiosas e até mesmo de leigos. 

Hoje, os membros dessas fundações estão presentes em todos os continentes, mostrando que é possível santificar-se e comunicar, a todas as pessoas, Jesus Cristo através dos diversos meios técnicos e eletrônicos. Para conhecer mais sobre todas essas realidades, veja aqui mais sobre essas realidades.

Um legado deixado pelo bem-aventurado, mesmo depois de sua morte em 26 de novembro de 1971, aos 87 anos. Um santo dos tempos atuais e “uma das maravilhas” do século XX, conforme declarou o Papa Paulo VI em audiência aos paulinos no ano de 1974.

Alberione pode ser definido também como um “homem da Palavra de Deus”, sendo um ouvinte, apóstolo e comunicador das Escrituras.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites