
Nós, Irmãs Paulinas, manifestamos nosso profundo pesar e consternação e, acima de tudo, nossa solidariedade e proximidade à Paróquia de Flores da Cunha, aos Freis Capuchinhos, a toda a comunidade local e à Diocese de Caxias do Sul, diante do trágico incêndio que atingiu a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Serra Gaúcha.
Esta tragédia nos toca de maneira imensamente pessoal e dolorosa. Flores da Cunha é também a terra natal, o berço de vocações paulinas.
Sob o teto desta matriz, gerações celebraram a vida, choraram suas dores e renovaram as esperanças em oração. Ao longo de um século, incontáveis fiéis iniciaram ali sua caminhada na fé através dos sacramentos. Cada imagem, banco e parede guardavam a memória viva da devoção de um povo. Por isso, ver o templo sagrado — o altar, os bancos, as imagens e as paredes — sendo consumidos pelo fogo, foi como testemunhar o coração da própria comunidade sendo ferido.
Contudo, a nossa fé em Jesus Cristo nos recorda que a Igreja viva é feita de pedras espirituais — as pessoas, a comunidade, o amor partilhado. O fogo destruiu a matéria, mas jamais apagará a chama da fé, da união e da esperança que habita no coração de cada fiel de Flores da Cunha.
Unimo-nos em oração pelo pároco, Frei Jadir Segalla, OFMCap, pelas lideranças da comunidade e por todos os paroquianos neste momento de recomeço. Que Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos e São Paulo Apóstolo intercedam por todos, infundindo coragem e força para a reconstrução.
Nós, Irmãs Paulinas, abraçamos fraternalmente a comunidade, certos de que, com a graça de Deus e a solidariedade de muitos, a igreja se erguerá ainda mais bela e fortalecida.
Com nossas orações e fraterna comunhão,
Irmã Josefa Soares dos Santos
Superiora Provincial das Irmãs Paulinas no Brasil
