
Jonny Mendes. Foto: Juliene Barros
Da saudação litúrgica nasce uma canção
Em cada Missa, o sacerdote faz a saudação: "O Senhor esteja convosco!" E a assembleia diz: "Ele está no meio de nós”. A resposta ganha melodia e profundidade na nova música de Jonny Mendes: Jesus está no meio de nós, música de sua autoria em parceria com Cristiano Felipe.
Segundo o próprio cantor, a canção nasce da experiência do altar, mas não permanece apenas nele: “Nós vamos à celebração para adorar, para bendizer o nosso Deus, mas saímos de lá para servir, principalmente os mais necessitados. Essa é a missão da nossa Igreja. Não podemos esquecer: Ele está no meio de nós.”
Presença real: Palavra, Eucaristia e caridade
A música percorre três dimensões centrais da fé cristã:
● Jesus presente na Palavra, que orienta e ilumina;
● Jesus presente na Eucaristia, centro da vida da Igreja;
● Jesus presente nos pobres e pequeninos, onde o amor se torna concreto.
Ao respondermos na Missa “Ele está no meio de nós”, reafirmamos a confiança na promessa do Ressuscitado: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).
Essa certeza atravessa toda a composição. Nas estrofes, o convite é claro: “Quanta alegria estarmos aqui. Para adorar e bendizer o Rei Jesus.”
Há ainda um movimento de adoração — “Feito um perfume, essência de amor. Nós derramamos nos pés do Senhor” — que conduz a assembleia a reconhecer Jesus como “Príncipe da Paz”, “Leão de Judá”, “Maravilhoso Conselheiro”.
Mas a canção também se expande para a vida concreta. Para Jonny Mendes, a experiência eucarística conduz necessariamente à missão: “O amor infinito entre nós está. Nos pequeninos se deixa encontrar.”
Um refrão que ecoa na comunidade
O refrão, repetido como profissão de fé cantada, torna-se quase uma aclamação:
“Jesus está no meio de nós
Jesus está no meio de nós”
Além de uma afirmação, é uma proclamação comunitária. Deste modo, Jesus está no meio de nós. Apresenta-se como uma música para grupos de oração, celebrações e momentos de adoração, mas também como um chamado à coerência cristã.
Uma certeza que brota também do coração de quem fez a música acontecer: na direção-geral, Ir. Eliane Deprá, fsp. A produção musical é de Jonny Mendes e Ir. Verônica Firmino, fsp. A religiosa também foi produtora artística. Já nos instrumentos, Luiz A. Karam (arranjos e teclados); Márcio Teixeira (bateria); Rangel Silva (baixo); e Guilherme Montanari (violão e guitarra). Na direção de voz, a responsável foi Karla Fioravante; com gravação e masterização, Alexandre Soares. E o clipe teve a direção de JC Nunes.
O single já está disponível nas plataformas digitais. Uma oportunidade de cantar, com fé renovada, a certeza que sustenta a Igreja: Ele está, verdadeiramente, no meio de nós.
