SAB - Serviço de Animação Bíblica
Serviço de Animação Bíblica (SAB)

O mistério universal de salvação / Carta aos Efésios/ Junho de 2023

Olá pessoal, iniciamos mais um mês marcado por importantes festas no calendário litúrgico da Igreja e destacamos a solenidade do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo colunas da fé. Segundo a tradição, os dois foram mortos em Roma no dia 29 de junho do ano 67. 

O Apóstolo Paulo, segundo ele mesmo testemunha nas cartas, confirmando o que contam os Atos dos Apóstolos, era perseguidor das comunidades cristãs, mas, após uma experiência com Cristo Ressuscitado, se torna o maior missionário da Igreja primitiva.

Chamado Apóstolo dos gentios, abriu as fronteiras da Igreja para acolher os pagãos nas comunidades cristãs, porque foi o primeiro a compreender que a salvação em Cristo é para toda a humanidade e não apenas para os judeus. 

A experiência de Paulo nos ensina, portanto, que não podemos duvidar de que o encontro com Cristo é capaz de transformar radicalmente a vida de uma pessoa. O papa Bento XVI dizia, em suas catequeses, que no início da fé cristã está o encontro com Cristo que traz novo sentido para a nossa existência. Assim foi com Paulo Apóstolo. Inspiremo-nos em sua figura e desejemos ardentemente encontrar-nos com o Senhor Ressuscitado.

A Carta aos Efésios (3,1-13) traz o modo como o autor da carta interpreta o mistério que foi revelado a Paulo. O autor define a missão de Paulo como graça que lhe foi dada (3,2.7), e que se firma na revelação e na compreensão que teve do mistério de Cristo (3,3-4).

Esse mistério consiste em que os pagãos podem plenamente incorporar-se às promessas feitas aos judeus, tornando-se coerdeiros e membros do mesmo Corpo de Cristo, que é a Igreja (3,6.8).

A incorporação dos pagãos na comunidade cristã é o grande mistério que estava escondido desde os séculos passados sendo, agora, revelado pelo Espírito Santo aos santos apóstolos e profetas (3,5). Nisso consiste a sabedoria de Deus: a salvação de toda a humanidade por meio da superação das barreiras culturais e religiosas que a separam. 

É importante destacar que a compreensão que o autor de Efésio tem de mistério de Deus consiste em superar a divisão que existia entre judeus e pagãos. Todos em Cristo podem se tornar filhos e filhas adotivos do Pai. A salvação não está aprisionada a um povo.

É importante compreender esse mistério universal de salvação, pois, em nossa época de tantas mudanças, crescem cada vez mais os grupos religiosos fundamentalistas e radicais que apregoam somente para si e para as suas ideias, a salvação que vem de Deus, excluindo outras expressões de fé, até mesmo dentro da própria Igreja. 

Pausa para reflexão

1) Como a experiência de Jesus Cristo do Apóstolo Paulo ilumina a nossa experiência e nossa caminhada no seguimento de Jesus Cristo?
2) Como compreender que, em Cristo, toda a humanidade é salva e não apenas um grupo étnico ou religioso? 
3) Quais atitudes somos chamados e chamadas a promover a fim de superar os fundamentalismos que persistem em nossas comunidades?

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites