Artigos
Artigos

O que é o pecado?

Uma pedra de tropeço na caminhada para Deus. Um virar as costas para Deus. É incomunicação. É ruptura da comunhão com Deus e com os irmãos. Assim definem o pecado

O que é o pecado?

Pergunta enviada por Giovana Rodrigues, Maringá (PR)  

Foto: Pexels


Veja o sentido da palavra pecado. O termo vem do grego hamartáno e do hebraico hhatá, com o significado de 'errar' um alvo, um objetivo determinado.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica da seguinte forma o pecado: "O pecado é uma ofensa a Deus: "Pequei contra vós, só contra vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos" (Cf. Sl 51, 6). O pecado é contrário ao amor que Deus tem por nós e afasta Dele os nossos corações. É, como o primeiro pecado, uma desobediência, uma revolta contra Deus, pela vontade de os homens se tornarem "como deuses", conhecendo e determinando o que é bem e o que é mal (Cf. Gn 3, 5). 

Assim, o pecado é a autossuficiência, o amor de si próprio levado até ao desprezo de Deus.

É precisamente na Paixão, em que a misericórdia de Cristo o vai vencer, que o pecado manifesta a sua violência e a sua multiplicidade: incredulidade, ódio assassino, rejeição e escárnio por parte dos chefes e do povo, covardia de Pilatos e crueldade dos soldados, traição de Judas tão dura para Jesus, negação de Pedro e abandono dos discípulos.

No entanto, mesmo na hora das trevas e do príncipe deste mundo, o sacrifício de Cristo torna-se secretamente a fonte de onde brotará, inesgotável, o perdão dos nossos pecados. (CIC 1850-1851).

Parece que algumas pessoas perderam a noção do pecado destruindo-se umas às outras, destruindo a criação, destruindo a própria identidade de filhos e filhas de Deus.

Mas, o pecado não consegue retirar da pessoa a imagem de Deus, mesmo se a obscurece e a faz violenta, imoral e corrupta. O pecado faz com que a pessoa se desvie de Deus e se extravie.

Exemplo disto está na parábola de Jesus sobre o filho pródigo, no Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos 11 a 32. Deus, porém, Pai misericordioso, está sempre, de braços abertos, como na parábola, esperando o retorno daquele que se perdeu.

 

Para conhecer mais sobre este ambiente, leia: Um espaço que é todo seu, conheça! Quero entender...

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites