
"Cantando os Evangelhos - Advento - Ano A"
O Tempo do Advento marca o início do ano litúrgico e trata-se de um momento profundo na vida da Igreja: tempo de espera, renovação e esperança. Mas você já se perguntou por que cada domingo desse período tem um significado especial? Além disso, quando começa e até por que as velas da coroa do Advento mudam de cor?
A palavra “Advento” vem do latim ad-venire, que significa “vinda” ou “chegada”. Isto é, traduz exatamente o coração desse tempo: a expectativa do Messias.
Liturgicamente, o Advento começa no domingo mais próximo ao dia 30 de novembro. O período termina na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro, preparando assim o coração dos cristãos para celebrar a Encarnação de Cristo.

Andréia Zanardi, Renato Palão e Karla Fioravante dão voz ao “Cantando os Evangelhos - Advento - Ano A”. Foto: Juliene Barros
Domingo a domingo: cores, significados e canções
Com a chegada do Ano A no calendário litúrgico, a Igreja nos convida a retomar o Evangelho de Mateus e a viver o tempo do Advento com o coração vigilante e esperançoso. Nesse espírito, Frei Luiz Turra apresenta novas composições da série Cantando os Evangelhos - Advento - Ano A, que nos ajudam a rezar e a viver a Palavra domingo a domingo. Uma união entre música, fé e liturgia em um só caminho rumo ao Natal do Senhor.
Uma harmonia também decorada pela coroa do Advento. A cada semana, uma vela é acesa e com o seu sentido próprio. Significados que estão nas quatro músicas inspiradas nos Evangelhos de cada domingo do Advento. Melodias que traduzem o chamado à vigilância, à conversão, à alegria e à acolhida do Emanuel, o Deus conosco:
- Ficai atentos vamos cantar no 1º Domingo do Advento. O Evangelho do dia (Mt 24,37-44) é um convite à vigilância. Acende-se a vela roxa (ou verde), símbolo da espera e da busca de mudança de vida na expectativa do Senhor que virá!
- Preparai os caminhos é o canto para o 2º Domingo do Advento e a vela também é roxa (ou vermelha), símbolo de penitência. O Evangelho (Mt 3,1-12) faz ecoar a voz de João Batista, que clama no deserto em apelo à conversão e à preparação do coração.
- Alegrai-vos! Ele vem! foi inspirada no Evangelho de Mt 11,2-11 e é o cântico do 3º Domingo do Advento. Denominado Gaudete, é o “domingo da alegria” quando se acende a vela rosa em sinal de júbilo porque estamos mais próximos do Natal e somos chamados a preparar os caminhos do Senhor.
- Emanuel: Deus está conosco é a canção do 4º Domingo do Advento, composta a partir do Evangelho do dia (Mt 1,18-24). Uma música que celebra o cumprimento da promessa do Pai em favor da humanidade pela encarnação de Seu Filho Jesus. Volta-se à vela roxa (ou branca), própria do Advento, a fim de intensificarmos a preparação para o Natal.
O Advento como caminho comunitário
No Advento, não caminhamos sozinhos. A Igreja é nossa família: acender as velas, rezar e cantar juntos. Tudo isso ressalta que estamos na mesma jornada.
Cantando os Evangelhos é uma produção que reúne também corações que desejam aplainar os caminhos do Senhor: a produção musical e artística ficou sob a responsabilidade de Ir. Verônica Firmino, fsp; os arranjos, teclados e instrumentação são de Renato Palão, que também foi intérprete junto com Andréia Zanardi e Karla Fioravante do grupo Cantores de Deus.
As canções estão nas plataformas digitais ou no canal de Músicas Litúrgicas da Paulinas-COMEP no YouTube. Cânticos ideais para momentos de oração individual, para grupos ou para o canto de Comunhão durante a Missa. Cantando os Evangelhos, seguimos na vivência da conversão e alegria para Jesus nascer em nós.
Saiba mais sobre o Advento na Paulinas Livraria.

