Foto: Freepik
A Vigília Pascal ou Grande Vigília é a celebração cristã realizada pela Igreja, no sábado, véspera do Domingo de Páscoa, a partir das 18h. Cada comunidade programa o melhor horário para a participação de todos. Nesta Vigília, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo.
A Vigília é a tradição católica considerada a "mãe de todas as vigílias". Nela, a comunidade celebra a Liturgia em quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Queremos abordar aqui a primeira parte, a Liturgia da Luz. Mais especificamente, a luz que é acesa na grande vela, o Círio Pascal.
A celebração começa do lado de fora da Igreja e acontece a bênção do fogo novo. O Círio Pascal é abençoado e aceso nesse fogo novo e também todas as velas da assembleia são acesas. O Círio Pascal representa o próprio Cristo e o fogo novo que é abençoado e acende o Círio significa a Luz de Cristo. O Círio é preparado com alguns símbolos.
Os Símbolos
A cruz central: símbolo da redenção.
A letra grega alfa (Α): Cristo é o princípio.
A letra grega ômega (Ω): Cristo é o fim.
O ano atual representa Deus no presente e como Mestre e Senhor de toda a eternidade.
O Χ e o P, letras gregas, que são o anagrama de Cristo (Χριστός).
Os grãos de incenso
Cinco grãos de incenso são inseridos no Círio. Representam as cinco chagas de Cristo na Cruz: a coroa de espinhos, o prego da mão direita, o prego da mão esquerda, o prego dos pés, e o corte feito no lado direito do seu peito, por um soldado romano, com a lança, para ver se ele estava morto.
A Luz
Assim que for aceso, o Círio é levado pelo sacerdote ou diácono, entrando pelo corredor central da igreja, em completa escuridão. Por três vezes, faz-se uma parada e canta-se a aclamação: "Lumen Christi" ou “Luz de Cristo”. A assembleia responde: "Deo Gratias", “Graças a Deus”. Enquanto o Círio é conduzido pela igreja, a assembleia acende as suas velas no Círio Pascal.
Assim que o Círio for colocado num lugar dignamente preparado, ele é incensado pelo diácono, que entoa solenemente o canto Exsultet, a Proclamação da Páscoa, ou Pregão Pascal. Nele, a Igreja pede que as forças do céu cantem a vitória de Cristo sobre a morte.
O Círio será usado em todo o Tempo Pascal e durante o ano, em Batismos, Crismas e Funerais, recordando a todos que, Jesus Cristo está vivo e é a "luz do mundo".
VEJA TAMBÉM