Paulinas Cursos - Comunicação
Comunicação

O sonho do Papa

Reflexão sobre a Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Reflexão feita por Silvonei José Protz, jornalista da Rádio Vaticano responsável pelo Portal Vatican News. Foto: Regional Sul 2 da CNBB

"Falar com o coração", o tema deste Dia Mundial, faz parte do processo sinodal pelo qual a Igreja está passando e o Papa Francisco observa que ouvir uns aos outros é o presente mais precioso que podemos dar uns aos outros.

Há muita necessidade, escreve, de uma linguagem "no estilo de Deus, alimentada pela proximidade, compaixão e ternura".

Foto: Pixabay.com

E ele descreve seu sonho: “Sonho com uma comunicação eclesial que saiba se deixar guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, que saiba encontrar novas formas e maneiras para a maravilhosa proclamação que é chamada a trazer para o terceiro milênio. Uma comunicação que se concentra no relacionamento com Deus e com o próximo, especialmente com os mais necessitados, e que sabe como acender o fogo da fé em vez de preservar as cinzas de uma identidade autorreferencial”.

Uma escalada que deve ser contida começando com palavras

O Papa olha novamente para o contexto de conflito global que estamos vivendo e reitera como é necessária uma "comunicação não hostil" para promover uma "cultura de paz" capaz de "superar o ódio e a inimizade". A escalada da guerra que a humanidade teme hoje, escreve Francisco, "deve ser contida o mais rápido possível também em nível comunicativo", porque as palavras muitas vezes se transformam em ações bélicas de hedionda violência".

Foto: Pixabay.com

E, portanto, ele insiste: “Precisamos de comunicadores prontos a dialogar, ocupados na promoção dum desarmamento integral e empenhados em desmantelar a psicose bélica que se aninha nos nossos corações.(...) Deve-se rejeitar toda retórica belicista, assim como toda a forma de propaganda que manipula a verdade, deturpando-a com finalidades ideológicas. Em vez disso seja promovida, a todos os níveis, uma comunicação que ajude a criar as condições para se resolverem as controvérsias entre os povos”.

 

Silvonei José Protz, jornalista, doutor em comunicação e professor universitário em Roma. Jornalista da Rádio Vaticano responsável pelo Portal Vatican News. Dirige uma equipe de jornalistas que produz programas em Língua Portuguesa para 400 emissoras brasileiras e que chegam a mais oito países, entre eles Angola e Moçambique.

Saiba mais:

Gostou deste conteúdo, então não deixe de conferir a continuação desta reflexão nos artigos: 

A oração do Papa pelos comunicadores

O diálogo sincero de Jesus com os discípulos de Emaús

O Papa: comunicar com o coração em um tempo de contrastes

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites