Música

Os 6 tipos de amizade verdadeira que você precisa ter

No dia 20 de julho, celebra-se o Dia do Amigo. Uma data que acalenta o coração. Afinal, como é bom falar dos nossos amigos e festejar o dom da amizade!

Andréia Zanardi, Walmir Alencar, Dalva Tenório (Foto: Juliene Barros)
 

Quem não precisa de uma amizade verdadeira? Quem não gosta de estar com os seus amigos e até falar sobre eles com um sorriso no rosto? Amizades de infância, dos tempos de escola ou faculdade, do trabalho, vizinhança, paróquia, movimento eclesial ou as inesperadas. Certamente, já vieram muitos nomes à sua mente.

Seja de perto ou de longe, de recente ou longa data, um amigo se torna, de fato, um valioso abrigo como atesta a Palavra de Deus: “Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro” (Eclo 6,14). Uma amizade verdadeira é um dom de Deus, potencializa quem nós somos e também podemos contribuir para a vida daqueles que nos são caros com o nosso afeto e presença.

Seria impossível limitar os perfis e qualidades de nossos amigos, pois cada pessoa é única! Contudo, algumas características são importantes desenvolvermos a fim de sermos um dom para o outro e identificarmos também nos amigos de nossas vidas. 

Confira os 6 tipos de amizade verdadeira que você precisa ter na vida. E para cada perfil, músicas para embalar as amizades e pedirmos a Deus por elas:


1) O amigo em Cristo: a caminhada na Igreja e nas pastorais proporciona que muita gente boa entre em nossa vida! A fé nos move a amar como Jesus amou. A música “Aprender a ser irmão”, de Padre Zezinho, scj, destaca que esses laços nos fazem “aprender a ser amigo, aprender a ser cristão”. Esta música é uma ótima dica para ensinar as crianças a amar a todos sem distinção.


2) O amigo de todas as horas: é aquele que participa do nosso dia a dia e com quem compartilhamos tudo o que fazemos. É quase um membro da família e somos totalmente livres com ele. Confiamos a esse amigo os nossos segredos e ele sabe como estamos apenas com um olhar, nos ajuda nas decisões e indecisões da vida. Já reconheceu quem é este ou esta amiga para você?

3) O amigo “irmão mais velho”: esse não hesita em nos falar a verdade, chamar nossa atenção quando algo não vai bem ou cometemos algum erro. Como se diz, ele “não passa a mão em nossa cabeça”. Porém, acima de tudo, nos protege, cuida e se preocupa com nosso bem estar.


4) O amigo que não encontramos frequentemente, mas está sempre perto: não importa a distância, o tempo ou os rumos diferentes da jornada de cada um pois ele está sempre próximo ao coração. E quando acontece o reencontro, o companheirismo e liberdade são os mesmos! Saudade que uniu corações, conforme destaca Cassiano Menke na música "Tua amizade, teus acordes", em homenagem a Walmir Alencar. 
 


5) O amigo abrigo: ele conforta o nosso coração e nos acolhe em seus braços nos momentos mais difíceis e dolorosos da vida. Recorremos a ele para chorar, pedir orações e nos consolar. Ele olha para a nossa alma e nos ajuda a recuperar a esperança.   


6) O amigo feliz: este tem o estilo bem-humorado, engraçado, conversador e com ele não tem tempo ruim! É aquela ótima companhia sempre nos estimulando a sair, passear e se distrair. Momentos alegres são garantidos com ele. Amizades assim são sadias para o corpo, a alma e o espírito! 
 


Na realidade, todos esses atributos podem estar reunidos em cada um de nossos amigos e, do mesmo modo, podemos ser para eles! São sinais do amor Daquele que é o nosso maior e melhor Amigo: o Senhor Jesus.

E que tal uma homenagem especial aos seus amigos e amigas nesta data tão afável? Essas e muitas outras músicas estão na playlist disponível nas plataformas digitais. Compartilhe, envie e homenageie seus amigos e amigas! A gratidão fortalece toda e qualquer amizade verdadeira.
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites