Foto: Freepik
Ao falar sobre saúde bucal, não estamos nos referindo apenas à aparência dos dentes. Na verdade, ela impacta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, reverberando na saúde do corpo todo.
Conforme a Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal é multifacetada e compreende a capacidade de falar, sorrir, saborear e ingerir alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor.
Como cuidar da higiene bucal
Ter cuidados com toda a região da boca, higienizá-la corretamente, além de realizar visitas periódicas ao dentista, são formas de manter distância de problemas de saúde.
Dra. Silvia Linard Marcelino Friggi, periodontista. Foto: Arquivo Pessoal
Segundo a periodontista, dra. Silvia Linard Marcelino Friggi, a cavidade bucal é porta de entrada para várias bactérias por isso bons hábitos de higiene bucal são essenciais: “É fundamental escovar os dentes três vezes ao dia e incluir o uso regular do fio ou fita dental porque a escovação não é capaz de alcançar completamente as áreas entre os dentes, onde a placa bacteriana pode se acumular. Não esqueça de escovar a língua, pois auxilia no combate ao mau hálito e evita a proliferação de bactérias”, explica.
Outra orientação da dentista é aguardar 30 minutos para escovar os dentes após a ingestão de bebidas gasosas, refrigerantes, sucos de frutas ácidas e isotônicos, porque esse é tempo que a saliva precisa para realizar a neutralização do pH da boca.
Principais problemas
A má limpeza dos dentes pode acarretar problemas nessa região e também outras patologias. Quem não mantém a escovação em dia corre o risco de adquirir cáries, mau hálito, tártaro e gengivite. Além das doenças bucais, aumentam as chances de desenvolver endocardite bacteriana, pneumonias e a piora do diabetes.
Foto: Freepik
“A doença periodontal está associada a cerca de 60 condições sistêmicas, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, aterosclerose, diabetes e acidente vascular cerebral. A pressão alta é a principal causa evitável de problemas cardíacos e a doença gengival está relacionada a um risco maior de ataque cardíaco, portanto quanto mais grave a doença gengival, maior a chance de ter pressão alta. A falta de saúde bucal pode estar associada a doenças cardíacas, pois bactérias presentes na cavidade bucal podem migrar para o coração via corrente sanguínea”, alerta dra. Silvia Friggi.
Hábitos diários
A saúde bucal tem ligação direta com a interação social. Os problemas causados pela má higiene podem desencadear também distúrbios relacionados à saúde mental, como a fobia social e a ansiedade.
Mais um motivo para você dedicar alguns minutos do seu dia caprichando nos hábitos de higienização bucal. Confira as dicas:
- Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia: após café da manhã, após almoço e antes de dormir.
- Utilize pasta de dente com flúor.
- Utilize escova de dentes com cerdas macias porque elas não machucam a gengiva e limpam os dentes.
- Não esqueça de escovar a língua fazendo movimentos de dentro para fora com as cerdas da escova.
- Use fio dental diariamente para remover placas e restos de comidas.
- Visita regulares ao dentista (a cada seis meses).
- Troque sua escova a cada 3 meses, mas se ficou gripado ou resfriado, troque-a após os sintomas desaparecerem para evitar reinfecção.
- Reduza o consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados.