Irmã Verônica Firmino, fsp, e Padre Zezinho, scj. Foto: Juliene Barros
Na primeira edição do “Prêmio Frei Bernardo Cansi”, a Paulinas-COMEP teve muitos motivos para comemorar: em nome da gravadora, Ir. Verônica Firmino, fsp recebeu a premiação em homenagem aos propagadores de catequese em todo o Brasil.
Do primeiro LP “Na Escola de Jesus” em 1960 produzido pelas irmãs Paulinas, passando por tantos álbuns e canções, a Paulinas-COMEP continua a levar e a iluminar a vida de catequistas e catequizandos por meio da Palavra em forma de música.
E um dos maiores catequistas do país foi também homenageado: Pe. Zezinho, scj. A catequese do sacerdote por meio da música cruza fronteiras, atravessa rios e mares e chega às paróquias, comunidades e lares para levar as Palavras que não passam. Uma catequese profunda e poética que ensinam a amar como um certo Galileu amou.
A cerimônia do “Prêmio Frei Bernardo Cansi” aconteceu durante o “Catequistas Brasil”, em Aparecida, no último sábado, 3 de fevereiro, quando foram condecorados 11 catequistas.
O encontro acontece desde 2019, reunindo milhares de catequistas de diversas partes do país, que têm a oportunidade de participar de conferências, workshops, oficinas, shows e momentos de partilha. Um evento que propicia o crescimento pastoral e espiritual daqueles que exercem o belo trabalho no Ministério da Catequese.
Homenagens e agradecimentos
Pe. Zezinho, scj, foi recebido pela plateia com uma de suas músicas mais conhecidas na trajetória catequética: “Amar como Jesus amou”. Ele ressaltou que a letra da canção é um programa de vida e a importância dos catequistas porque levam a Palavra onde os padres não conseguem estar.
“Na Igreja, a catequese é muito mais importante do que parece pois chega bem perto do povo. A nossa responsabilidade é comunicar bem, pensar como Jesus pensou e isto significa que ‘eu estou buscando entender e Jesus ensinava a pensar’. Os católicos precisam aprender a pensar. Caso contrário, a internet e a mídia vão engolir vocês”, enfatizou o homenageado ao convidar os presentes a uma busca constante de atualização e da sabedoria de Deus.
Já Ir. Verônica, ao falar de seu carisma como religiosa paulina, destacou a expressão do apóstolo São Paulo: “Ai de mim se não evangelizar”. Por fim, saudou os que assumem a missão da catequese: “O meu abraço a vocês que espalham pelo Brasil todo, no escondimento, às vezes no sofrimento ou na alegria, o Evangelho de Jesus pelo seu testemunho”.
Prêmio Frei Bernardo Cansi
Realizado pela primeira vez em 2024, tem como objetivo destacar aqueles que se dedicam à missão de catequizar. Torna-se, assim, impulso e motivação para que religiosos, sacerdotes e leigos sigam a sua missão na catequese de crianças, jovens e adultos.
O nome do prêmio também é um tributo: Frei Bernardo Cansi foi um frade franciscano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que teve grande notoriedade na promoção do ensino catequético no Brasil e muito contribuiu para a implantação da Catequese Renovada no país.
Inovação também é uma marca da Paulinas-COMEP. Há mais de 60 anos, do vinil ao digital, a gravadora exerce uma importante tarefa de catequese e evangelização por meio dos versos, ritmos e melodias, sendo um importante valor de sua missão.