Fotos: Natália Farias
De 05 a 15 de outubro, Recife foi cenário da 14° Edição da Feira Literária que acontece a cada dois anos, com o objetivo de proporcionar o incentivo à leitura e formação de novos leitores. A Bienal de Pernambuco aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, das 10h às 21h.
Com um tema bem instigante, a Bienal nos perguntou: "Fome de quê? Você é o que você lê!". Foram dez dias com várias atividades culturais desenvolvidas nos diversos segmentos do conhecimento. Quem esteve presente no evento, adultos e crianças tiveram a oportunidade de “embarcar na viagem da leitura”.
Durante o evento, a Editora Paulinas participou de painéis, debates, lançamentos de livros e venda de obras literárias. “Foi um momento de retomar nossa participação na Bienal de Pernambuco; tanto com relação às vendas, como também a divulgação da marca, tivemos um saldo positivo”, afirma a gestora da livraria, irmã Aucilene Moura.
Esteve presente representando a editora nos diversos espaços da feira, o autor cearense Wilson Candido Braga, que desenvolveu a palestra Autismo: azul e de todas as cores: orientações para pais e educadores, além de lançar o livro que orienta sobre o Transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Simpática a presença do autor e ilustrador da coleção Quadrinhos Bíblicos, o mineiro João Marcos Mendonça, que também esteve presente no estande Paulinas, e no espaço “Bienalzinha”, ambiente voltado ao público infantil, com oficinas, contação de histórias e espetáculos.
Editora Paulinas com o autor e ilustrador da Série Quadrinhos Bíblicos. Foto: Natália Farias
Quem também marcou presença nesse espaço foi Ivan Cabral, autor e ilustrador de Um amigo que você nem imagina, e Severino Rodrigues, autor dos livros: Amar e No meio da noite, no meio do mar.
Um momento bem significativo foi o bate papo com os autores nordestinos, que aconteceu no espaço “Diálogos”. Participou o potiguar Ivan Cabral, o pernambucano Severino Rodrigues e a pernambucana Lenice Gomes, com a mediação de Antônio Junior, divulgador de Paulinas, também nordestino.
A autora Lenice Gomes celebra 30 anos como escritora. Foto: Natália Farias
Ganhou destaque a autora Lenice, que está celebrando 30 anos como escritora. Autora de vários títulos Paulinas, e lançando A menina, o menino e o fio do tempo.
Segundo Lenice, “as feiras, as bienais, os salões do livro têm aproximado mais as pessoas da literatura. A maioria só precisa de um incentivo para gostar do livro. Precisamos estimular o reconhecimento e o valor do texto literário”, afirma a autora.
Concluímos mais um evento tão significativo com o coração agradecido pelo êxito, seja para cultura, como também para a economia do mercado livreiro, e de modo particular para Paulinas que marca presença em terras pernambucanas há 67 anos.