Festa de Santo Antônio (Foto: Ir. Verônica Firmino, fsp)
São João, Santo Antônio e São Pedro. Os tão venerados santos no Brasil e homenageados nas festas do mês junho. De herança portuguesa, as festas juninas no país assumiram contornos próprios e se tornaram um dos eventos mais populares e apreciados em diferentes regiões e camadas sociais.
Inicialmente, comemorava-se apenas a festa de São João. Vem daí o nome “festa joanina” e, depois, “festa junina”. Com o passar do tempo, as celebrações aos outros dois santos também foram incorporadas às festas juninas e, além de religiosas, foram acolhidas na cultura nacional.
Apesar de todo o Brasil realizar as festas juninas, elas são fortemente promovidas na região nordeste. Cidades como Campina Grande (PB) e Caruaru (PB) são famosas por suas festas e concursos de quadrilhas.
É hora de dançar! Mas e a música?
Imagine a cena: tudo pronto para a festa junina da paróquia - decoração, comidas, bebidas, brincadeiras, fogueira, participantes com trajes típicos e até os noivos para o casamento. Mas alguém esqueceu de fazer a seleção das músicas! E agora? Pode estar tudo preparado, mas sem música não é a mesma coisa.
A fim de contribuir com a organização das festas juninas muito realizadas nesse período do ano, a Paulinas-COMEP preparou playlists músicas próprias para animar a quermesse paroquial ou a festa junina da criançada nas escolas. Assim, todo mundo pode dançar muito na quadrilha!
Então prepara a pipoca, a canjica e o pinhão que a música é por nossa conta! Vamos fazer uma festança no arraiá! Tem música à vontade!
Tem forró, xote, tem música para a quadrilha e tem até o puxador da quadrilha! Confira:
Leia mais: Viva São João!