SAB - Serviço de Animação Bíblica
Serviço de Animação Bíblica (SAB)

Que Cristo habite em nossos corações/Carta aos Efésios / Julho de 2023

Ruínas de Éfeso. Foto SAB

Para ouvir as Dicas Bíblicas, clique aqui.

Ao longo de 2023, as “Dicas Bíblicas” estão perpassando a Carta aos Efésios. Livro escolhido para estudo no mês da Bíblia. Esta carta não é considerada originalmente paulina, mas sim da tradição do Apóstolo, dado que provavelmente foi escrita por um de seus discípulos ou colaboradores. Assim, o autor se serve do personagem Paulo, sobretudo no capítulo 3.  

O autor inicia, em Ef 1,1-14, dando aos leitores a oportunidade de refletir sobre a necessidade do ser humano bendizer a Deus, agradecendo¬-lhe pelas graças recebidas.

Em seguida, pede sabedoria para conhecê-lo, luz para enxergar tudo com a esperança à qual Deus chama, sob o poder que exerceu Cristo, para que os leitores se sintam convocados a formar uma unidade.

Prosseguindo, o autor diz que não existem criaturas preteridas. Cristo rompeu com a barreira que separava judeus e pagãos, oferecendo uma nova humanidade, chamando todos a viver a reconciliação, e “derrubar com seu corpo o muro divisório da hostilidade; anulando a lei com seus preceitos e cláusulas, criando assim, em sua pessoa, de duas uma só e nova humanidade” (cf. Ef 2,14-15). 

É nesse contexto que a Carta aos Efésios fala em nome de Paulo, o Apóstolo dos gentios, para, em primeiro lugar, apresentá-lo como mensageiro do grande segredo que Deus manteve guardado (Ef 3,1-13).

Consciente de que o projeto de Deus visa salvar a humanidade por meio de seu Filho Jesus Cristo, Paulo é escolhido missionário desse mistério.

Assim, o autor da carta, por meio de Paulo, com sua autoridade de “prisioneiro de Cristo Jesus”, de “ministro de Cristo por dom da graça de Deus”, leva a refletir sobre a plenitude de Deus e a louvá-lo por meio do amor de Cristo, e por Cristo.

Ao mesmo tempo, coloca na boca do Apóstolo uma oração, que será compartilhada com todos, em Ef 3,4-21, o nosso texto para reflexão neste mês.

Num gesto de respeito, reverência e humildade, Paulo se põe de joelhos diante do Pai, que é Pai de gentios e judeus (Ef 3,14-15), e lhe pede.   (Silencie, neste instante, o seu coração, e ouça o que ele pede.)

O personagem Paulo, em oração, pede ao Pai o fortalecimento da mente, do coração e da consciência de cada pessoa da comunidade. Pede o fortalecimento interior que se faz pelo Espírito, com aquele sopro que revigora a fé (v. 16).

Pede ao Pai que Cristo habite plenamente, pela fé, em todos os que creem, com a solidez e firmeza necessárias para ficarem de pé: edificados (as) e enraizados(as) nele, na busca do alto, sustentados pela profundeza das raízes.

Ele também pede ao Pai por todos, para que possam compreender o que significa a Igreja; e que a conduza no caminho para a unidade (v. 18).

Que sejam capazes de conhecer o amor de Cristo, e, sobretudo, de experimentar esse amor, em toda a plenitude de Deus, que é o próprio Cristo. Pede que compreendam o que não pode ser compreendido (v. 19). Porque não há como avaliar o amor de Cristo, ele que desceu da glória e suportou o calvário e a morte por toda a humanidade. 

Por fim, o autor acrescenta que diante dessas petições tão sublimes, quando parece que o pedido chegou ao máximo, Deus ainda pode muito mais (v. 20).

Ao final da leitura de Ef 3,4-21, pode-se compreender que Paulo oferece a oportunidade de encontro com o Deus, que é Pai, Filho, e Espírito Santo. Que a Ele seja dada toda a glória (v. 21).

Maria do Carmo Narciso Silva, leiga e membra do Shema’ do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas).

 

Pausa para refletir

1) Reflita sobre os pedidos de Paulo ao Pai:
•    Que fortaleça nossa mente e coração por meio do Espírito;
•    Que Cristo habite em nós plenamente;
•    Que saibamos compreender o significado da Igreja, e 
•    Que sejamos capazes de compreender e experimentar o amor de Cristo.
2) Quais os efeitos de Deus habitar plenamente em você?
3) Paulo pede que compreendamos o amor de Cristo que não pode ser compreendido. Comente.
4) O que significa em sua vida ser revestido(a) pelo poder do Espírito Santo?
5) Faça também a sua oração pela Igreja, pelos membros de sua família, de sua comunidade. 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites