Artigos
Artigos

Quem são os profetas?

O motivo do meu contato é que quero muito saber mais sobre os Profetas. Estou preparando uma catequese. Quero ter mais informações.

(Valéria - São Paulo)
 

O profeta na Bíblia é pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.

A palavra "profeta" vem do grego e significa "interprete" ou "porta-voz", fala em nome de Deus.

Perversos, leões famintos, fornalhas ardentes... Nenhum obstáculo podia deter os profetas e impelidos de cumprir a vontade de Deus. 

Jamais devemos deixar de lado nossos objetivos e princípios, ainda que as pessoas e circunstâncias à nossa volta pareçam desfavoráveis. Quem confia no Senhor, sabe que Ele sempre abençoa aqueles que permanecem no caminho do bem e na verdade.

Na Bíblia aparecem  os profetas maiores que são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Podemos perceber duas grandes características na atividade dos profetas:

- Exigência de conversão, para mudar o sistema social, a fim de que o julgamento de Deus não recaia sobre o povo. Esse tema é predominante nos profetas.

- Anúncio de esperança, para encorajar e estimular o povo, que tinha perdido sua terra e corria o perigo de perder a própria identidade. Esse anúncio fazia retomar a caminhada da reconstrução, recuperando a fé em Javé e os valores históricos alcançados em nome dessa mesma fé.

Os livros proféticos testemunham a vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado e responsável com o Deus.

Vocação dos profetas

Toda e qualquer vocação profética está no experimentar a santidade de Deus. Só a partir dessa experiência é que alguém pode reconhecer a própria limitação ("Estou perdido") e desvendar as ideologias que se tornaram absolutas. 

Assim, a segurança com que o profeta se sente porta-voz de Deus provém do reconhecimento de que Deus é o único Absoluto.

O Documento de Aparecida nos lembra:

"Os fiéis leigos são "pessoas que estão incorporadas a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "pessoas da Igreja no coração do mundo, e pessoas do mundo no coração da Igreja". Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho." (DAp 209-210)

 

LEIA TAMBÉM

Profetas e profetisas na Bíblia

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites