Artigos
Artigos

Quero entender...O que é a Carta da Terra?

Foto: Pexels

O que é a Carta da Terra? - Sônia Gomes - Rio Branco (AC) 

Criada no ano 2000 para nos alertar sobre a necessidade de preservar e cuidar do planeta, a Carta da Terra completa 25 anos.

Durante a Conferência Rio 92, no Rio de Janeiro, foi feito o primeiro rascunho do documento, que recebeu o nome de Carta da Terra. 

Oito anos mais tarde, em 29 de junho de 2000, a versão final foi divulgada na sede da Unesco, em Haia, na Holanda.

Traduzida para 40 idiomas, a Carta da Terra contém 16 princípios básicos agrupados em quatro grandes tópicos: respeitar e cuidar da comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, violência e paz.

A Carta da Terra é um "código de ética planetário", semelhante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, voltado à sustentabilidade, à paz e à justiça socioeconômica.

No Brasil, o documento ganhou uma versão infantil. 

O Núcleo dos Amigos da Infância e da Adolescência (Naia), em parceria com a Unicef e o governo do Rio Grande do Sul, criou a "Carta da Terra para Crianças" buscando envolvê-las no processo de construção de uma sociedade mais sustentável.

A Carta da Terra aborda quatro eixos:

1. Respeito e cuidado pela comunidade da vida
Reconhece a interconexão de todos os seres vivos e a importância de proteger a biodiversidade. 

2. Integridade ecológica
Promove a proteção dos ecossistemas e a gestão sustentável dos recursos naturais. 

3. Justiça social e econômica
Busca a igualdade de oportunidades, a erradicação da pobreza e a promoção de um desenvolvimento justo e equitativo. 

4. Democracia, não violência e paz
Defende a participação cidadã, a resolução pacífica de conflitos e a promoção de uma cultura de paz. 

A Carta da Terra não é um documento legal, mas é um apelo à ação e um guia ético para indivíduos, comunidades e instituições em todo o mundo.

Leia na íntegra a Carta da Terra clique aqui

 

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites