Notícias
Notícias

Rezar faz bem para a saúde

Sabia que a oração pode influenciar o enfrentamento de doenças?

A oração é o alimento da alma, uma conversa com Deus. Para atingirmos o objetivo da santificação é preciso sermos “pessoas de oração” e levar uma “vida de oração”.

Ela faz parte do nosso crescimento espiritual, é uma ação de fé que nos conecta com Deus.

Só que os benefícios da oração vão muito além do fortalecimento da espiritualidade cotidiana. Há tempos a Ciência vem estudando os efeitos da oração e seus benefícios para a saúde.

Estudos observaram por meio da ressonância magnética mudanças fisiológicas no cérebro daqueles que oram regularmente.


Foto: Pexels.com.br

Sabia que a oração pode influenciar a capacidade orgânica de enfrentar doenças? É o que afirma um estudo da Universidade de Duke que observou que ao orar ou cantar músicas religiosas, o lobo frontal é fortalecido, ativando o sistema imunológico.

De acordo com o estudo, a pessoa que tem fé vive 25% mais que os descrentes. Além disso, tem mais saúde física e mental, pressão arterial normal e um sistema de defesa orgânica muito mais forte.

“A Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou em 2019 a atualização das Diretrizes para Prevenção das Doenças Cardiovasculares e, entre as medidas publicadas, incorporou os cuidados com a espiritualidade, como uma das maneiras de se evitar o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares”, comenta o cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, dr. Roque Marcos Savioli.

 

Fé e Ciência

Um estudo de 2001, feito por Bernardi e Cols, acompanhou pacientes enquanto recitavam ave-marias em latim.

Os resultados mostraram que durante a declamação da oração a respiração se tornava lenta e regular e ocorriam efeitos importantes na sincronização da frequência cardíaca, pressão arterial e fluxo sanguíneo transcraniano.


Dr. Roque Marcos Savioli, cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foto: Divulgação

“Estes dados mostram a importância da reza do terço na estabilização do sistema nervoso autônomo. Isso confirmou o que Meyer demonstrou há mais de um século quando propôs que a frequência respiratória de um ciclo a cada dez segundos (6 respirações por minuto) é responsável pelo sincronismo do sistema autonômico, o que determina efeitos favoráveis na função respiratória e cardiovascular. O terço é a repetição de cinquenta ave-marias recitadas metade pelo padre e metade pela assembleia. O que realmente surpreende é ver que cada ciclo da ave-maria tem exatamente 10 segundos, ou seja, os mesmos 10 segundos descritos pelo cientista. Um ciclo que é responsável pela manutenção da integridade do sistema cardiopulmonar”, explica dr. Roque Savioli.

 

Oração e saúde

Cada vez mais surgem novas evidências que comprovam os benefícios da fé para o corpo e à mente. Dezenas de estudos mostram que fiéis são mais felizes, vivem mais, conseguem combater doenças e superar adversidades com mais facilidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.

Em 2004, o São Paulo Medical Journal, da Associação Paulista de Medicina, publicou uma pesquisa que afirma o poder da prece na recuperação de pacientes com câncer.

“A reza do terço deve ser considerada também como um fator terapêutico na promoção da saúde. Hoje quase sempre “receito” a oração do terço para meus pacientes, principalmente para aqueles ansiosos e deprimidos, onde o sistema nervoso autônomo encontra-se em descompasso”, finaliza o médico.

 

Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial de Oração é realizado, a cada ano, na primeira sexta-feira do mês de março, em mais de 170 países. Você já parou para pensar no significado de rezar? Confira algumas frases do Papa Francisco sobre a oração:

“A oração é a alma da esperança”


“´Deus vinde em nosso auxílio`, assim damos, muitas vezes,início à nossa oração. O primeiro passo da fé é dizer ao Senhor que precisamos d'Ele, da sua proximidade”


“A oração oxigena a vida tal como não se pode viver sem respirar, assim também não se pode ser cristão sem rezar”


“Da oração vem uma unidade mais forte do que qualquer ameaça”

 

Sugestão de livros da Paulinas sobre oração e saúde:

Ansiedade: como controlar e superar

Frutas e seus benefícios para a saúde e a beleza

Abrindo o jogo: Uma conversa direta sobre câncer de mama

A receita da boa saúde

Com Maria e o Papa Francisco em oração

O terço da saúde - orações e canções

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites