Ivone de Almeida, (na foto, a última na fila em pé), catequista da Ilha de Marajó com alguns dos catequizandos. Foto: Letícia Gomes da Silva
Acontece de 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), a Romaria Nacional de Catequistas do Brasil
“Seremos um grande grupo reunido aos pés da mãe Aparecida pedindo luzes, indicações e as bênçãos de Deus para continuar transmitindo a fé para crianças, jovens e adultos neste imenso Brasil”, diz o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Brustolin.
E, já antecipa a acolhida aos participantes: “Estamos esperando você que se inscreveu”, disse Dom Leomar.
Os Palestrantes
Imagem: Site CNBB
Entre os diversos palestrantes, estão Moisés Sbardelotto, autor de Paulinas Editora e o padre Jânison Santos.
Moisés Sbardelotto é mestre e doutor em Ciências da Comunicação e professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Jornalista, escritor e tradutor, Moisés vai aprofundar o tema: “Catequese, Mídias Digitais e Inteligência Artificial”.
Outro palestrante é o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Jânison Santos. É pós-doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e presidente da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat). Padre Jânison vai ministrar a conferência “Purificação e iluminação”.
Despertar o verdadeiro amor a Jesus Cristo
Conversamos com uma catequista de Moaná, na ilha do Marajó (PA), Ivone de Almeida. Ela, todos os sábados, pega o rabudo (uma canoa com motor) e busca nas casas os catequizandos, um a um, pois são todos ribeirinhos e moram distantes uns dos outros... Por fim, chegam ao barracão onde acontece a catequese.
A catequista Ivone, todos os sábados, pega uma canoa com motor e busca nas casas os catequizandos.Foto: Letícia Gomes da Silva
O que motiva a catequista Ivone é o amor e o despertar para Deus, como ela diz: "é o amor a Deus, aos catequizandos, amor à comunidade, às famílias. Amor é serviço”. Ivone conta que foi incentivada por seus pais. Sua mãe foi seu grande exemplo de catequista e hoje é ministra da Eucaristia. Ela diz que sente todos os dias o chamado para servir.
Como muitos catequistas, Ivone sente-se feliz por participar da Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida (SP). "Foi uma graça recebida de Deus. Busquemos sempre amar a Deus", destaca Ivone.
Ivone e os catequizandos. Foto: Letícia Gomes da Silva
Foco da Romaria
Este será um momento formativo e celebrativo, para alinhar a catequese no Brasil à proposta de uma catequese a serviço da iniciação a vida cristã, com inspiração catecumenal.
Serão mais de 3 mil catequistas rezando, estudando, partilhando suas experiências e refletindo sobre novas possibilidades de renovar as comunidades à luz da Palavra de Deus e da Iniciação à Vida Cristã, com comunhão, participação e missão.
“Tudo isto para tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado entre nós”, reforçou o arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin.