Música

Sabe qual o significado do nome de Jesus?

Neste dia da memória do Santíssimo Nome de Jesus, 3 de janeiro, podemos invocá-lo sobre as situações difíceis, para nos proteger de todo o mal ou, simplesmente, chamar o nome doce desse Amigo tão próximo a nós

Monograma IHS - Igreja de Jesus em Roma na Itália (Foto: Jastrow/Domínio Público)


Durante a gestação de uma mulher, muitos são os preparativos e as expectativas. E um dos momentos de uma certa ansiedade é a escolha do nome. A opção é feita a partir de diferentes motivações: significado do nome, homenagem a alguém querido ou alguma história com aquele nome. 

Com Jesus, entretanto, foi um pouco diferente. Durante a anunciação, o arcanjo Gabriel declarou: "Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo” (Cf. Lc 1,31-32). Ou seja, o nome de Jesus foi uma revelação divina à Virgem Maria e o significado indicaria toda a sua missão: “Deus salva”.

A palavra “Jesus” é a forma latina do grego “Iesous”, que, por sua vez, é a transliteração do hebraico “Jeshua” ou “Joshua” ou “Jehoshua”, cujo significado é  “Yahveh é salvação”.

O próprio Evangelho relata o momento em que o Filho de Deus recebeu o seu nome, o que celebramos logo depois do Natal do Senhor: “Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno” (Cf. Lc 2,21). 

Neste dia da memória do Santíssimo Nome de Jesus, 3 de janeiro, podemos invocá-lo:

- sobre as situações difíceis do dia a dia;
- para nos proteger e libertar de todo o mal;
- para pedir a paz no mundo;
- ou, simplesmente, chamar o nome doce desse Amigo e tê-Lo próximo a nós.


Confira 10 músicas para bendizer e invocar o preciosíssimo nome do Senhor: 

1) Nome Maravilhoso - Vida Reluz
 

2) Bendizer teu nome - Comunidade Recado
 

3) Quem é esse Jesus - Padre Zezinho, scj
 

4) Este nome tem poder - Banda Bom Pastor
 

5) O nome de Jesus é doce - Agnus Dei
 

6) Seu nome é Jesus - Kater
 

7) Bendigo teu nome - Padre Agnaldo José
 

8) Seu nome é Jesus - Cantores de Deus
 

9) Eu gritei teu nome santo - Padre Zezinho, scj
 

10) Teu Nome Celebrarei - Padre Fábio de Melo
 

E seu nome era Jesus de Nazaré

Sua fama se espalhou e todo vinham ver Um certo Galileu. A música tão conhecida de Pe. Zezinho, scj, nos leva a identificar quem era o Senhor e resume de forma didática a vida pública de Jesus e seus ensinamentos de amor, paz, esperança, perdão e conversão. 

O nome de Jesus começou a ser venerado na liturgia do século XIV, propagado em especial por São Bernardino de Sena, que dizia:

Este é aquele santíssimo nome desejado pelos patriarcas, esperado com ansiedade, suplicado com gemidos, invocado com suspiros, requerido com lágrimas, dado ao chegar a plenitude da graça. 

Já em 1530, o Papa Clemente VI concedeu à Ordem Franciscana que celebrasse o Ofício do Santíssimo Nome de Jesus. E daí, por diante, foi se firmando a tradição de honrar o nome do Senhor. Um nome que profetas e o povo que aguardava a vinda do Messias desejavam chamar. O nome que veio ser o elo entre o céu e a terra. 


 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites