Notícias
Notícias

Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão

Conheça a história da santa que prometeu amor e fidelidade à Deus

Santa Luzia. Foto: Domínio Público

Ela é celebrada pelos católicos no dia 13 de dezembro. Santa Luzia é representada carregando uma folha de palmeira, que representa a imortalidade, além de uma bandeja dourada onde estão um par de olhos. Luzia de Siracusa é a santa padroeira dos olhos, protetora da visão.

Ela nasceu em Siracusa, na Itália, no ano de 283, época em que o cristianismo era perseguido pelo governo romano. Sua família era cristã e gozava de uma vida de riquezas. Seu pai morreu quando ela era muito jovem e a pequena órfã passou a infância se dedicando a cuidar da mãe, que sofria de graves hemorragias internas.

Sua mãe, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem nobre local, mas a moça desejava viver em castidade na consagração a Deus e pediu que o matrimônio fosse adiado.

A menina teve a ideia de peregrinar até a cidade de Catânia para rezar pela saúde da mãe na tumba de Santa Águeda (235-251). A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade e dividisse seu dote milionário com os pobres, como era a sua vontade.

Quem não ficou nem um pouco satisfeito foi o ex-noivo que, diante do cancelamento do casamento, denunciou Luzia como cristã ao governador romano. Ela foi presa, torturada, mas seguiu relutando em aderir à fé oficial.

Foi carregada à força até um prostíbulo, e, embora não movesse um dedo, nem a força de dez homens foi capaz de levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo com um golpe de espada na garganta, o ano era 304.

A mistura de várias lendas sobre os olhos de Luzia vão construir essa tradição de ela ser a padroeira da visão. Conta-se que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”. Ela é invocada como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

Oração

Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. 
Santa Luzia, rogai por nós!

 

Produtos Paulinas

Santa Luzia - novena e biografia
 

Leia também

Uso excessivo de telas faz aumentar casos de miopia em crianças
Menina de 7 anos é uma das vencedoras de concurso sobre a importância da saúde ocular

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites