Música

Santo Antônio é o casamenteiro que leva ao casamento com o céu

Músicas e orações para conhecer sobre a vida e oração de Santo Antônio, o santo querido do povo

Igreja de Santo Antônio de Lisboa, Portugal (Foto: Gracielle Reis)

Quem nunca pediu a intercessão de Santo Antônio por algum milagre, para encontrar objetos perdidos e até mesmo pedir um amor?

O santo tão estimado chama a atenção de cristãos de todos os tempos não apenas por ser “milagreiro”, mas devido às suas virtudes. Santo Antônio de Lisboa (local de seu nascimento) ou de Pádua (cidade onde morreu em 13 de junho de 1231) ensina, assim, a “casar-se” com o céu.

Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo - seu nome de batismo - nasceu a 15 de agosto de 1195, em uma família nobre. O lugar onde, segundo a tradição nasceu e viveu (a casa da família), foi resguardado no que se transformou na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, no centro da capital portuguesa.

Logo acima desta igreja, esta a Sé de Lisboa, frequentada por Fernando e lá era “menino do coro”. Quando jovem, quis dedicar toda a sua vida pelo Reino. Aos 15 anos, ingressou na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, onde recebeu uma profunda formação intelectual. 

De passagem na cidade de Coimbra, teve um encontro que mudou radicalmente a sua vida. Antes de irem a uma missão em Marrocos, Fernando conheceu alguns franciscanos. Contudo, a forma como estes regressaram foi um tanto inesperada: haviam sido martirizados no país africano e isso impactou de modo extraordinário a vida de Fernando, a ponto de querer tornar-se um frade menor, adotando o nome de “Antônio”. 

Como “Frei Antônio”, levou uma vida intensa de oração, jejuns e penitências, apesar da frágil saúde. Apesar dos seus profundos conhecimentos teológicos, doutrina da Igreja e o dom da oratória, foi sempre muito humilde. Famosos sermões, ensinos catequéticos e uma vida de dedicação a Deus e ao outro, que fizeram com que São Francisco o chamasse de “meu bispo”.

Sua despedida  desta terra ocorreu quando tinha apenas 36 anos. Pouca idade mas que foi suficiente para espalhar sua fama de santidade por todo o mundo.

Um santo tão querido do povo que não apenas intercede por milagres, mas deixou como marca e modelo suas virtudes, humildade, entrega total ao Senhor e seus sábios e contundentes ensinamentos a serem praticados por todas as gerações: 

Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. (Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua. Fonte: Ofício das Leituras)

As obras do santo, porém, foram abundantes. Elas são exaltadas nas festas juninas, que comemoram os santos do mês, entre eles Santo Antônio em 13 de junho; nas igrejas, casas e estabelecimentos decorados em louvor ao virtuoso patrono; entre jovens que pedem sua intercessão por um casamento; a partir de súplicas por graças e prodígios e para achar coisas perdidas; com o tradicional “pão de Santo Antônio” a fim de que nada falte nas casas; ou ainda no anseio de conversões e um coração em plena comunhão com Deus. Por tudo isso, ele é venerado e leva a quem o invoca a “casar-se”, sobretudo, com tudo o que é divino.   

Igreja de Santo Antônio de Lisboa, Portugal (Foto: Gracielle Reis)

Rezando com Santo Antônio


“Rogai por nós, ó Antônio, lá no céu!
Onde reina a alegria, junto a Deus!”
Bênção de Santo Antônio (DR)

Esse é o clamor dos devotos ao Glorioso Santo Antônio pedindo a sua benção! Seja entoando o hino a esse santo universal ou rezando a sua oração, o imperativo é: “Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio”. O Responso de Santo Antônio conduz a uma fé viva e confiante, a ponto de até o “mar embravecido” ceder à intercessão deste querido santo.

No álbum "O Santo Querido do Povo - Hinos e Canções em Louvor a Santo Antônio", muitos outros cantos entoados por fieis em suas meditações pessoais ou durante a Trezena de Santo Antônio e no dia da festa nas paróquias e santuários dedicados a ele. E que tal aprender mais sobre a vida dele e viajar no tempo?

No álbum "Santo Antônio - vida, música e oração", a sua trajetória é contada e cantada. Um convite a mergulhar na história, imaginar-se naquela época ouvindo as pregações do notável franciscano e descobrir quais os ensinamentos dele para os tempos atuais.



 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites