Foto: São José (F. Grandi)
Pensar em São José é recordar tantos títulos que ele recebeu ao longo da história: patrono da Igreja; pai nutrício de Jesus; fiel protetor de Jesus e Maria; patrono da boa morte. Cada nome apresenta traços de sua vida e missão. Na Carta apostólica “Patris corde – com coração de Pai”, o papa Francisco destacou belamente essa figura tão importante da Família de Nazaré.
Neste momento crucial da história da humanidade, José se revela como o grande protetor e intercessor das famílias e dos filhos e filhas de Deus. Além disso, conforme apontou Francisco no documento, o pai adotivo de Jesus é alguém muito próximo da condição humana: “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”.
Muitos são os fiéis e santos que recorreram a São José. Por exemplo, Santa Teresa D’Ávila era uma grande devota do esposo de Maria. “Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido. E é coisa que maravilha recordar os grandes favores que o Senhor me fez e os perigos de alma e corpo de que me livrou por intercessão deste santo bendito”, afirmava a reformadora do Carmelo.
A seguir, confira sete características de “pai” atribuídas pelo Papa Francisco a São José, junto a algumas reflexões presentes na “Patris corde”.
Além disso, sugestões de músicas e álbuns para louvarmos, pedirmos a intercessão e nos inspirarmos no justo José:
1. Pai amado
“É um pai que foi sempre amado pelo povo cristão, como prova o fato de lhe terem sido dedicadas numerosas igrejas por todo o mundo; de muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais se terem inspirado na sua espiritualidade e adotado o seu nome.”
Em louvor a São José
2. Pai na ternura
“Jesus viu a ternura de Deus em José: ‘Como um pai se compadece dos filhos, assim o Senhor se compadece dos que O temem’ (Sl 103, 13).”
Cantiga por José | Padre Zezinho, scj
3. Pai na obediência
“Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu "fiat", como Maria na Anunciação e Jesus no Getsêmani.”
São José | Santos do Povo
4. Pai no acolhimento
“José deixa de lado os seus raciocínios para dar lugar ao que sucede e, por mais misterioso que possa aparecer a seus olhos, acolhe-o, assume a sua responsabilidade e reconcilia-se com a própria história. Se não nos reconciliarmos com a nossa história, não conseguiremos dar nem mais um passo, porque ficaremos sempre reféns das nossas expectativas e consequentes desilusões.”
São José | Jonny Mendes
5. Pai com coragem criativa
“Perante uma dificuldade, pode-se estacionar e abandonar o campo, ou tentar vencê-la de algum modo. Às vezes, são precisamente as dificuldades que fazem sair de cada um de nós recursos que nem pensávamos ter.”
Bendito São José | Ely Camargo6. Pai trabalhador
“A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se, em certa medida, criadora do mundo que a rodeia. A crise do nosso tempo, que é econômica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho (...), em que ninguém seja excluído.”
Caminho de São José
7. Pai na sombra
“Não se nasce pai, torna-se tal... E não se torna pai apenas porque colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outrem, em certo sentido exercita a paternidade a seu respeito.”
De Maria e José
Todas as canções estão disponíveis nas plataformas digitais para a sua oração pessoal ou em família. As graças e frutos são abundantes para quem se aproxima de São José.