Artigos
Artigos

Série especial: “O que responde antes de escutar terá a idiotice e a confusão”

Confira a explicação sobre o provérbio: “O que responde antes de escutar terá a idiotice e a confusão”

O dito milenar de Provérbios, capítulo 18, versículo 13, ensina algo muito importante: é preciso escutar antes de responder. O ato da escuta é um princípio da sabedoria. 

Em tempos de redes sociais, a velocidade é alterada. Diante de um áudio do WhatsApp, por exemplo, pode-se adiantar a velocidade de 1x até 2x.

Quem nunca adiantou a velocidade, atire a primeira pedra. 

É fato que existem mensagens em áudio muito longas; é fato que as mensagens instantâneas facilitam a comunicação; é fato que os ganhos oferecidos pela tecnologia são indiscutivelmente maravilhosos. 

Mas é fato também que as redes sociais estão oportunizando um perfil de sociedade incapaz de praticar o que é próprio da sabedoria, isto é, o respeito ao tempo. Sem que se perceba, a falta de respeito ao tempo gera idiotice e confusão. 

Quando não se respeita o tempo, passa-se a responder às postagens nas redes sociais de maneira impulsiva, promovendo desinformação, linchamento virtual e cancelamento. Ou tudo isso ao mesmo tempo. 

Agir de acordo com o ensinamento de Provérbios eleva a capacidade de reflexão (porque se passa a pensar melhor em prol de engajamentos sábios), eleva a capacidade de tolerância (por que se passa a superar o impulso imediatista) e eleva a capacidade de compaixão (porque se passa a superar a indiferença). 

Atualmente, a idiotice e a confusão têm um nome fake-news, ou seja, notícias falsas. A notícia que tem o papel de enganar, contrariando a Boa Notícia, que tem a missão de ensinar a verdade, garantir a liberdade e promover a paz. 

Para não cair na idiotice e na confusão, é preciso escutar antes de responder. De forma prática, o ensinamento de Provérbios é um convite de respeito ao tempo necessário para conceber no coração a palavra certa para a pessoa certa, e na hora certa. 

Não se avexe! Pare e reflita antes de falar e responder a pessoas e postagens, já que a sabedoria afirma “que bom é uma resposta oportuna!” (Provérbios capítulo 15, versículo 23). 

 

José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral é doutor em Ciências da Religião. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco.

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites