Artigos
Artigos

Série especial: “Para o preguiçoso, todos os dias são feriados”

Aprenda sobre o provérbio: “Para o preguiçoso, todos os dias são feriados”

Nem todos os provérbios que conhecemos hoje foram retirados literalmente dos provérbios bíblicos que estão na Bíblia. Mas muitos se assemelham pelo tema proposto. Um que aparece no livro dos Provérbios é o tema do preguiçoso. Lemos “vai ter com a formiga, ó preguiçoso, observa seu proceder e dela aprende a Sabedoria” (Pr 6,6).

Ao ler o versículo, lembramos da fábula de Esopo da cigarra e a formiga. A cigarra alegre a se divertir na vida. A formiga a trabalhar para nos tempos difíceis ter o seu sustento.

O livro dos Provérbios faz referência a formiga, “ela, embora não tenha chefe, nem vigilante, nem príncipe, prepara seu alimento no verão e ajunta, no tempo da ceifa, a sua comida” (Pr 6,7).  Assim como a cigarra, o preguiçoso só quer viver a vida a descansar, comer, cantar e dormir. 

Dizem que “a preguiça é a mãe de todos os vícios”. Paulo em sua segunda carta aos Tessalonicenses já exortava aos desordeiros e preguiçosos, “ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada” (2Ts3,11). Estes talvez pensassem que a segunda vinda do Senhor seria em breve, então para que trabalhar e se cansar? Porém, Paulo pede que ‘trabalhem tranquilamente e, assim, comam o seu próprio pão” (2Ts 12). 

Busquemos o equilíbrio entre o trabalho e o descanso. Não permitamos que a preguiça entre em nossa rotina e na nossa mente, pois “mente vazia é oficina do diabo”. 

Irmã Edmara Ferreira de Lima é membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é aluna do bacharelado em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites