Artigos
Artigos

Série especial: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça

Entenda porque Jesus, muitas vezes dizia esta frase após contar uma parábola

Na Bíblia, há muitos provérbios, não apenas no livro dos Provérbios, mas em toda a Bíblia. Jesus também usou esse tipo de linguagem em seu ensino.

Nos evangelhos, diversas vezes aparece Jesus ensinando em parábolas, que eram histórias criadas a partir do cotidiano. Algumas vezes, depois de ter contado uma parábola, Jesus acrescentava: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

O provérbio usado por Jesus quer dizer que uma pessoa pode ouvir, mas não querer compreender o que está ouvindo, fazendo de conta que não ouviu.

De fato, as parábolas que Jesus contava não eram difíceis de compreender, mas também não eram histórias simplórias. Elas tinham uma mensagem que precisava ser encontrada.

E, uma vez encontrada a mensagem, ela pedia uma resposta vivencial. Para não precisar responder, o melhor era não compreender ou até mesmo fazer de conta que não ouviu.

Temos um ditado que é semelhante a esse: “cabeça não foi feita só para usar penteado” ou, o que é uma variação: “cabeça não é só para usar chapéu”. Esse ditado ou provérbio quer chamar a atenção para a capacidade que toda pessoa tem para raciocinar e, assim, discernir as situações que se apresentam a ela.

O ditado usado por Jesus se repete com certa variação no livro do Apocalipse, na seção das cartas que ocupa os capítulos 2 e 3 deste livro. Após cada uma das sete cartas, o autor do Apocalipse escreve: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Portanto, podemos concluir, que esse provérbio bíblico é um convite a ouvir o que Jesus ensina com suas parábolas, nos evangelhos, e o que diz o Espírito, no Apocalipse. Boa audição.


Cláudio Vianney Malzoni é doutor em exegese bíblica pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco.

 

Para ler outros capítulos da Série especial: Sabedoria do Povo & Sabedoria de Deus, clique aqui.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites