Artigos
Artigos

Série especial: Quem ajuda ao pobre, empresta a Deus

Entenda por que “quem ajuda ao pobre, empresta a Deus”

O provérbio “Quem ajuda ao pobre, empresta a Deus”, é parafraseado dos textos bíblicos. Contra a pobrefobia – raiva aos pobres – e àqueles que com pobres trabalham contra a pobreza, no livro dos Provérbios, capítulo 14, verso 31, encontramos esse alerta: “Quem oprime o pobre, ofende seu Criador; mas presta-lhe honra quem tem misericórdia do indigente”. Eis uma maneira típica de alegrar ou não a Deus.

O pobre traz a imagem de Deus e, servi-lo é o modo mais amoroso e solidário de ver Deus. Conforme as palavras de Jesus, ao expressar o juízo final, é no serviço aos pobres que encontramos as faces do nosso Deus (Cf. Mt 25,31-46). 

Tais comparações mostram certas realidades. Os pobres estão sofrendo e isso exige de nós – ontem ou hoje – atitudes solidárias, programas de políticas públicas, pelos órgãos governamentais. O conteúdo desse provérbio retrata certo cotidiano. Reflete uma situação de violência que levou alguém à situação de pobreza e, ampará-lo, ser solidário é um serviço à verdadeira imagem divina.

Oportuno deixar-nos levar pela praticidade do amor, tão bem realçada, na carta de João: “Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é um mentiroso” ( Cf. 1Jo 4,20).  

Sejamos verdadeiros: Vamos cuidar!

 

Para ler outros capítulos da Série especial: Sabedoria do Povo & Sabedoria de Deus, clique aqui.

 

Padre Antonio Carlos Frizzo é professor no ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores) e assessor do Centro Bíblico Verbo.

 


 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites