Você já percebeu como, em nosso dia, repetimos ditados populares? “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”, “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, “A boca fala do que o coração está cheio”, “Deus tarda, mas não falha!”, são alguns exemplos.
São frases, ditados, termos e expressões que saem tão espontaneamente de nossas bocas e não paramos para refletir de onde vieram... Mas, você sabe qual é a origem de muitos desses ditados? A origem é bíblica!
As histórias da Bíblia são ricas em ensinamentos: “o homem faz projetos no coração, mas é de Deus que vem a resposta” (cf. Pr 16,1). Esse modo de organizar o pensamento chama-se sabedoria popular. Todos nós estamos mergulhados nela. Algumas pessoas vivem essa sabedoria no seu cotidiano, ajudando-as a enfrentar a vida com mais leveza, encorajando, provocando um riso, fazendo pensar...
O professor de Sagrada Escritura (Antigo Testamento) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), Rodrigo Dutra, explica que os livros bíblicos recolhem a sabedoria do povo de Deus através dos séculos. “Temos livros muito eruditos como o livro do Eclesiastes, ou o livro de Jó. E temos também livros que coletaram grande parte da sabedoria popular como o Livro dos Provérbios. É surpreendente que dentro da Bíblia, onde está contida a Palavra de Deus, haja espaço para ditados populares. Isso nos mostra uma realidade muito abrangente. Nada do que é humano é estranho a Deus. Nosso modo de falar, expressar nossas ideias, as atitudes que temos uns com os outros, tudo isso se relaciona com Deus. Por esse motivo, na Bíblia, aparecem as expressões populares em forma de provérbio”, afirma.
Damos início a esta série que pretende explicar a origem de alguns termos e expressões tão presentes em nosso cotidiano. O objetivo é entrar em contato com a Palavra de maneira prática e lúdica, facilitando o entendimento da Sabedoria do Povo e da Sabedoria de Deus, que se misturam. Afinal a Bíblia diz que Cristo Sabedoria de Deus (cf. 1Cor 1,24) sabia o que estava dentro de cada pessoa (cf. Jo 2,25).
Para ler o primeiro capítulo da Série Sabedoria do Povo & Sabedoria de Deus: "Dois pesos e duas medidas", clique aqui.