Foto: Pixabay
O tema escolhido para 2025, inspirado em 1 Pd 3,15-16, chama a atenção para o fato de que hoje a comunicação é muitas vezes violenta, visando agredir e a não estabelecer as condições para o diálogo. É, então, necessário desarmar a comunicação, purificá-la da agressão.
Dos talk shows televisivos às guerras verbais nas redes sociais, o paradigma que corre o risco de prevalecer é o da competição, da oposição e do desejo de dominar.
"Para nós, cristãos - chama a atenção o comunicado - a esperança é uma pessoa e é Cristo. E está sempre ligada a um projeto comunitário; quando falamos de esperança cristã não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma credível, ao ponto de dar um vislumbre da esperança que ela traz consigo, e é capaz de comunicar ainda hoje a esperança de Cristo com as obras e as palavras."
Foto: Pixabay
O tema proposto faz referência aos “talk shows televisivos” e às “guerras verbais nas redes sociais”. Interessante é começar a observar e analisar estas expressões de comunicação. Pensar também como desarmar da agressão as diversas formas de comunicação.
Recomenda-se que se celebre a Semana e o Dia da Comunicação sobre o tema, refletindo sobre como estamos comunicando nossa fé e nossa esperança.
Foto: Pixabay
Todos nos comunicamos e utilizamos os meios de comunicação e as mídias digitais. Somos convidados a ser agentes de transformação, pela escuta, pelo diálogo, partilhando com mansidão a esperança cristã.
A esperança, como diz o tema, é a pessoa de Jesus Cristo que está em nosso coração. Assim, o conteúdo de nossa comunicação tem como referência o Evangelho e sua proposta de vida.
O Dia Mundial das Comunicações será celebrado em 1º de junho de 2025, Domingo da Ascensão do Senhor.
A mensagem do Papa para este dia é divulgada em 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e modelo de comunicação cristã.