No dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, escritor pioneiro, no Brasil, na produção literária voltada às crianças. Ele nasceu neste mesmo dia e mês, no ano de 1882.
Depois de ler a matéria Criando leitores e aprender sobre as etapas de compreensão de leitura, que tal fortalecer o vínculo entre pais, filhos e livros, o chamado “triângulo amoroso na primeira infância”, segundo a escritora Yolanda Reyes?
Confira, a seguir, algumas sugestões de livros da Paulinas Editora, de acordo com a faixa etária e fase de desenvolvimento de leitura das crianças.
Bebê-leitor
Uma brincadeira popular que faz a criança relacionar seus parentes (mamãe, papai, vovô, titia etc.) enquanto mergulha na proposta visual e aprende sobre um comportamento muito feio, comum até entre adultos: acusar alguém sem ter certeza.
Leitura fácil e divertida, mas cuidado! Ao terminar, prepare-se para ouvir aquele sonoro: “de novo!”.
Pré-leitor
Os personagens da Turma da Vila estão presentes em quatro diferentes títulos da autora.
Neste livro, eles brincam quando voltam da escola e os bichos sempre participam da brincadeira também.
A obra aborda temas como convivência, brincadeiras, família e animais de estimação.
Leitor iniciante
Lino é muito amigo da Lua. Eles se conheceram na fábrica de brinquedos.
Até que certo dia, Lua desaparece e ele descobre uma tristeza que só será amenizada com as brincadeiras de sua nova amiga, a Estrela.
Um conto que fala de amizade, separação, tristeza, esperança e felicidade, com o toque poético e inspirador do autor pernambucano.
Leitor autônomo
Alga enxergava número nas coisas, sabia calcular sem usar os dedos. Perdia nas competições de classe só para calcular de novo e manter os amigos.
Até que, aos vinte anos, encontrou um rapaz que também contava. Só que ele contava histórias.
Um conto que trata de temas como inteligência, amor, amizade, curiosidade, e multiplica o interesse do leitor por outras histórias.