De nada adianta ter uma história interessante para contar, se não se organiza uma narrativa de forma a atrair a quem lê. Uma maneira de tornar agradável a leitura e envolver o leitor é o uso adequado da linguagem e os recursos de comunicação. O storytelling é técnica de contar histórias com persuasão. A persuasão ajuda a compreender e reter informações.
Realidade do analfabetismo funcional
De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, produzido pela Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, o analfabetismo funcional atinge cerca de 27% da população brasileira. O índice não deixa de estar associado à desigualdade socioeconômica.
Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a identificar as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas.
Um dos fatores disto é o não acesso a livros e textos. São de grande importância as bibliotecas. Estas estão mais escassas nas escolas.
Nas regiões do país
Segundo a Agência Brasil, enquanto na Região Sul 77,6% das escolas públicas têm bibliotecas, na região Norte apenas 26,7% das escolas as têm e no Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.
Nos estados
Quanto aos estados, o Maranhão é o de menor índice de bibliotecas escolares – apenas 15,1% das escolas têm o material – seguido pelo Acre (20,4%) e pelo Amazonas (20,6%). Na outra ponta, estão o Distrito Federal (90,9%), o Rio Grande do Sul (83,7%) e o Rio de Janeiro (79,4%).
Foto: Freepik
A Secretaria de Educação do Acre informou que, se forem consideradas as instituições estaduais com mais de 100 alunos, o percentual é de 72% com bibliotecas, e que há particularidades no estado, como o grande número de escolas rurais e de difícil acesso.
De acordo com o levantamento, também há diferenças na oferta de bibliotecas entre as escolas de ensino médio e fundamental. Em melhor situação, 86,9% das escolas públicas de ensino médio públicas têm bibliotecas ou salas de leitura. No ensino fundamental, entretanto, o índice cai para 45%.
De quem é a responsabilidade?
O Ministério da Educação informa que a instalação de bibliotecas é responsabilidade das escolas. De acordo com a assessoria da pasta, as instituições de ensino públicas recebem recursos federais para investimento em estrutura e cabe à escola decidir como aplicar esse valor.
Em 2015, das 120,5 mil escolas públicas do país, 53% ainda não tinham biblioteca ou sala de leitura.
Sabe-se, no entanto, que a Lei 12.244/10 de 24 de maio de 2010 determinou que todas as instituições de ensino do Brasil deveriam ter uma biblioteca até 2020.
Foto: Freepik
Quem lê e quem compreende o que lê
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2015), da Plataforma Pró-Livro, informa que 42% dos brasileiros, com mais de 5 anos, alegam que não leem porque não compreendem ou têm dificuldades para ler; 44% não são leitores, não leram nem mesmo um trecho de um livro; 12% dos brasileiros são leitores de romances/contos.
Em 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apontou que mais de 84 mil estudantes que prestaram a prova zeraram no exame de redação e, dos 6,1 milhões de jovens avaliados, só 77 tiraram a nota máxima.
Técnica de storytelling pode conduzir à leitura
Entre tantos incentivos e motivações, storytelling é um jeito de contar histórias utilizando conteúdo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais.
A técnica que é persuasiva, ajuda a envolver o leitor no enredo e o desperta para a pesquisa e a reflexão. Pode despertar o interesse pela leitura e pela análise da mensagem. Para isso, oferecemos alguns conteúdos, como a bela memória de Resgate. Ver em Biblioteca storytelling.