Artigos
Artigos

Vamos viver no Advento, a kenosis, a koinonia e a shekinah?

Conceitos fortes que nos ajudam na preparação do Natal: kenosis, koinonia e shekinah. O que são?

Foto: Pixabay

Tempo de Advento! Oportunidade para nos preparar para o Natal pensando no modo pelo qual Deus quis se revelar ao mundo. São Paulo nos ajuda. 

Em sua Carta aos Filipenses, recomenda o que ele chama de “sentimentos” de Jesus. Quais são estes sentimentos? “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo. Ele tinha a condição divina, mas não se apegou à sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz!"(Cf. Fl 2,5-8). Isto é Kenosis!

O todo poderoso se torna humano, servo, frágil

No seu recente livro “O Presépio”, o Papa Francisco fala de um sinal que podemos ver no Menino de Belém.
“Naquela noite que se tornou santa pelo nascimento do Salvador encontramos um sinal poderoso: a pequenez de Deus. Os anjos mostram aos pastores um menino nascido numa manjedoura. Não um sinal de poder, de autossuficiência ou de soberba. Não! O Deus eterno reduz-se a si próprio a um ser humano indefeso, pobre, humilde. Deus rebaixou-se para que nós possamos caminhar com Ele e para que Ele possa pôr-se ao nosso lado; Deus não quer pôr-se acima ou longe de nós”. (Papa  Francisco no livro  “O presépio”, lançado em novembro de 2023).

Deus se faz pequeno para caminharmos com ele

O Filho de Deus, Jesus,  se faz nosso companheiro, faz comunhão conosco. Outra palavra grega define bem esta atitude: Koinonia
A koinonia é comunhão, partilha de bens, da fé  e da vivência cristã. Vamos encontrar a koinonia no livro de Atos dos Apóstolos quando ali é feito  o retrato da primeira comunidade. 

“Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos juntos frequentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação”. (Cf. At 2,42-47)

É a koinonia que faz os irmãos

Um conhecido fato que até inspirou música é bem interessante.
Certa noite, com uma forte tempestade, o diretor ouviu alguém bater na porta do orfanato.
Ao abri-la, ele se deparou com um menino todo molhado, com poucas roupas, trazendo em suas costas, um outro menino mais novo.
A fome estampada no rosto, o frio e a pobreza dos dois comoveram o diretor.
Mandou-os entrar, e antes de cuidar deles, disse:
– Ele deve ser muito pesado.
O que carregava o menor disse:
– Não! Ele não pesa, é meu irmão! 
Não eram irmãos de família. Eram irmãos da rua!
Exemplo clássico de amor koinonia.

Pela kenosis podemos viver a koinonia e a shekinah

Shekinah é uma palavra hebraica que aparece com frequência na Bíblia e  significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima desta palavra é: “a glória de Deus se manifesta”.
Muitas vezes Shekinah é representada pela nuvem, como acontece na Transfiguração de Jesus, na passagem Êxodo: “Moisés não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem tinha pousado sobre ela e a glória de Deus enchia o santuário” (Cf. Ex 40,35).
É representada pela “glória divina que habitava a terra” como descreve o Salmo: "A salvação está próxima dos que temem o Senhor, e a glória habitará em nossa terra” (Cf. Sl 85, 8,9).

Natal é kenosis. Natal é koinonia! É shekinah! Vamos viver este Natal!

Pe. Zezinho, scj, teve uma inspiração preciosa quando compôs Shekinah Emanuel, música interpretada pelo Grupo Ir ao Povo. Ouça!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites