Ação social

Vidas transformadas

Conheça o lugar que reúne as ações sociais mantidas pelas Paulinas

Crianças atendidas pelo Centro Social / Foto: Juliana Borga
Crianças atendidas pelo Centro Social / Foto: Juliana Borga

“Acolhimento”, “respeito”, “disciplina”, “família”, essas são algumas das palavras citadas pelas pessoas atendidas pelo Centro Social Irmã Tecla Merlo, quando questionadas sobre os valores experimentados na instituição.

Fundada há 30 anos pelas Irmãs Paulinas, a entidade fica no bairro do Grajaú, periferia da zona oeste da cidade de São Paulo.

Atende gratuitamente crianças, adolescentes, jovens, idosos e suas famílias, oferecendo projetos com foco na proteção social básica e no fortalecimento de vínculos sociais.

Muitos chegam ali ainda crianças e saem jovens socialmente preparados para serem protagonistas de sua própria história. O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral da família através da formação político-cidadã, do respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, dos valores, crenças e identidades, o que cria oportunidades para que os usuários conquistem autonomia e estejam aptos a se comunicar e a interagir consigo, com sua família e com a sociedade, por meio de experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

“Antes de ser um benefício para o meu filho, este lugar ajudou a me organizar como mãe. Tenho três filhos, e manter o Erick aqui foi fundamental para a questão da disciplina. Sempre pude contar com o olhar carinhoso e o suporte da equipe do Centro Social. Várias vezes isso foi muito importante como apoio emocional para mim”, comenta Alessandra Amorim Costa, mãe do Erick, 10 anos.

Reforço escolar, informática, artes, dança, teatro, capoeira, esporte... São várias as atividades oferecidas para as crianças e adolescentes. Uma das condições necessárias para frequentar a instituição é estar matriculado no ensino público. “O Centro Social ajudou muito no processo de alfabetização da Sophia. Ela é elogiada na escola por conta da letra bonita e pelo seu desempenho escolar”, relata Daniele Felix Marinho, mãe da Sophia, 9 anos.

Mas não são apenas as crianças, adolescentes e jovens que são atendidos pela instituição; as famílias e os idosos também têm espaço garantido entre os projetos oferecidos.

Oficinas de trabalhos manuais, curso de Informática, leitura orante e diversas atividades físicas são disponibilizadas para as famílias.

A intenção é que todos descubram suas habilidades e potencialidades e se comprometam com a promoção social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. “Promovemos o resgate e a ampliação da capacidade protetiva e a superação de fragilidades sociais. Nossos projetos fomentam a esperança de transformação do núcleo familiar e, graças a Deus, colecionamos muitos exemplos de famílias que conseguiram melhorar sua perspectiva de futuro passando por aqui”, relata a coordenadora pedagógica da entidade, Ana Paula da Cruz.

Todos que passam por ali recebem o olhar atento da Ir. Carmita, diretora e fundadora da entidade que, há 30 anos, dedica sua vida aos cuidados de quem é atendido pelo Centro Social. “Começamos numa salinha pequena, oferecendo reforço escolar, até que nos mudamos para o prédio onde estamos hoje, expandimos o espaço e criamos novos projetos de acordo com as necessidades das famílias. Eu me inspiro nessa garotada que chega aqui, nesses idosos que precisam de carinho. Claro, a primeira referência é Cristo, mas também me espelho na Irmã Tecla Merlo e em Tiago Alberione, quando lembro o que ele já falava sobre trabalhar a pessoa na sua totalidade”, finaliza.

 

Quem foi a Irmã Tecla Merlo?

Irmã Carmita ao lado da imagem da Irmã Tecla / Foto: Juliana Borga
Irmã Carmita ao lado da imagem da Irmã Tecla / Foto: Juliana Borga

O Centro Social Irmã Tecla Merlo reúne as ações sociais mantidas pelas Irmãs Paulinas aqui no Brasil. Mas, afinal, quem foi a Irmã Tecla Merlo?

Ela é a cofundadora da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, a Congregação das Irmãs Paulinas, fundada em 1915 por ela e pelo padre Tiago Alberione, na Itália. 

Irmã Tecla era corajosa, desbravadora e animada, viajou o mundo para encontrar com suas “filhas” e confirmá-las no caminho da vocação paulina. A entidade leva o seu nome como homenagem a esta mulher de fé, líder na ação da Igreja, que dedicou sua vida ao anúncio do Evangelho através dos meios de comunicação.

 

Colabore com a ação social

Você sabia que, ao adquirir os produtos Paulinas, você está colaborando com os projetos mantidos pelo Centro Social? É isso mesmo!

Ao comprar os livros, agendas, santinhos, músicas e cursos oferecidos pela Paulinas, parte do valor desses itens é destinada a custear as ações sociais dedicadas às crianças.

Outra maneira de colaborar com a qualidade de vida das famílias atendidas pelo Centro Social Irmã Tecla Merlo é fazendo uma doação. Anote os dados, torne-se um benfeitor e ajude a manter os projetos:

Banco Itaú
Agência 0081
Conta-corrente 91408-7
CNPJ: 61.725.214/0036-40
PIX: chave CNPJ: 61.725.214/0036-40
Mais informações: (11) 5973-6892

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites