Irmãs Paulinas, mulheres consagradas
Animação Vocacional

Vocação: algumas inspirações bíblicas

Ainda hoje, mesmo depois de todas as respostas de Jesus, continuamos tateando em várias direções para encontrar nossa vocação


Foto: Cathopic.com

Se nos atentarmos para o sentido da palavra vocação, veremos em uma breve busca na Internet e nos dicionários que vocação deriva do verbo em latim vocare, que quer dizer chamar.

No sentido religioso, dizemos que vocação é o chamado de Deus, dirigido a um indivíduo, para o desempenho de uma finalidade específica.

No sentido popular, vocação também se tornou sinônimo de habilidade, dom ou tendência que leva a pessoa a desempenhar um papel que quase sempre tem a ver com uma carreira, com algo que molda a identidade da pessoa ao longo de sua vida. 

Mas aqui quero chamar atenção para a vocação em um aspecto religioso. É fácil perceber quando alguém tem vocação a um ministério, seja ele ordenado, consagrado ou leigo – padres e catequistas, por exemplo, têm suas vocações colocadas em evidência quando sua vivência religiosa conduz ao desempenho daquela determinada função, em meio à comunidade. 

Inspiração bíblica

Quando tenho perguntas, encontro meu refúgio na Palavra de Deus. Não que ela sempre ofereça respostas – às vezes, ela multiplica minhas perguntas. Mas sinto-me segura, mesmo com suas perguntas. Fiquei pensando no povo do Antigo Testamento.

Qual era sua vocação? Como encontrar a vocação na primeira parte da Aliança? 


Foto: Pixabay.com

Moisés teve uma vocação de liderança, foi chamado – claramente – para ser o intermediário entre Deus e o povo na libertação do Egito. Os profetas foram chamados ao anúncio, os reis, ao governo. Mas e o povo? 

Chamado para amar

O povo foi chamado ao amor, antes de tudo. Todos os desafios pelos quais o povo de Israel passou – desde a fome em Canaã que sofreram Jacó e seus filhos, até as privações do deserto, as lutas pela reconquista da Terra Prometida, a resistência aos falsos profetas, o esforço de ser fiel à Lei.... tudo isso era uma forma de se manter firme em algo extremamente desafiador: o amor a Deus. 

Quando Jesus se encarnou e realizou, entre os discípulos, o seu ministério, ele soube – como verdadeira encarnação da sabedoria divina – compreender muito bem essa vocação fundamental do povo de Deus.

Em meio a uma comunidade extremamente religiosa, Jesus teve a coragem de denunciar os desvios da interpretação dessa mesma religiosidade. 

Vocação fundamental 

Hoje, mesmo depois de todas as respostas de Jesus, nós continuamos tateando em várias direções para encontrar nossa vocação, enquanto ela está bem à nossa frente. Talvez não à frente, mas lá na Bíblia, precisamente em Jo 13,35.

Na sua última ceia, segundo o relato joanino, Jesus resolveu todas as dúvidas dos discípulos, afirmando: “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros”. Não é essa, então, a nossa vocação fundamental? Não é esse, portanto, o único pedido de Jesus?

Procuramos de muitas maneiras, como o povo do Antigo Testamento procurou durante séculos. É o amor a nossa vocação fundamental. E um amor simples: amor ao outro. 

Materiais de Paulinas que tratam do tema vocação:

Olha para o céu e conta as estrelas: o sonho da animação 
Chamados pelo nome 
Bíblia: a grande companheira- Como a Sagrada Escritura ajuda a entender a vocação 
Tarde te amei 
Vocação – Pe. Zezinho, scj 
Vinde e Vede!  
Amar: chamado divino, vocação humana 
Construir cultura vocacional 
Quando Deus chama

Acompanhe a missão paulina nas redes sociais:


YouTube
Instagram
Facebook
TikTok
Threads
WhatsApp (Animadora Vocacional: Ir. Sheila Araújo)

 

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites