Cursos
EAD

Catequese inclusiva

Catequese

Neste curso, você conhecerá os princípios fundantes da catequese inclusiva, com uma pedagogia que ajudará o catequista a desenvolver estratégias adequadas no processo da iniciação cristã de forma inclusiva e a estimular a formação da rede inclusiva para a atuação dos envolvidos, especialmente a família; além disso, também encontrará orientações de como iniciar na Eucaristia pessoas com Síndrome de Down, deficiência auditiva, visual e autismo. 

Informações sobre o curso
Carga horária: 40 horas
Duração: 60 dias
Investimento: R$ 110,50 (Parcelamento em 3x)
Início do curso: Após a confirmação do pagamento.

Público-alvo 
Catequistas, líderes, agentes de pastoral e demais interessados.

Conteúdo
Introdução: Partir da fé
Instituto de Cegos Padre Chico
Pastoral do Surdo
Tópico 1: O que é a Catequese Inclusiva
Tópico 2: Metodologia e pedagogia catequética inclusiva
Tópico 3: Relação com a família
Tópico 4: Como catequizar de acordo com cada deficiência
Tópico 5: Minha comunidade – minha paróquia – minha família: espaço de inclusão Como torná-la inclusiva?
Vencendo barreiras
Conclusão

Conteúdo disponível ao cursista 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio da internet.

O cursista deve reservar um tempo diário para os estudos, que incluem: o acesso à plataforma de educação a distância Moodle, a leitura dos livros, a visualização de vídeos, a realização de tarefas, avaliações e atividades individuais ou em grupo, nos horários que forem convenientes.

Conforme rege o contrato do curso, é importante observar:
2.6 – Um mesmo login não poderá acessar o sistema da CONTRATADA por meio de dois computadores distintos simultaneamente. Em situações como essa, o login será automaticamente bloqueado e o CURSISTA deverá contatar o suporte técnico.
3.10 – O CURSISTA não poderá fornecer o login (nome de identificação) e a senha de acesso, nem o conteúdo da atividade, a terceiros, sob pena de punições previstas na legislação civil e criminal.
3.10.1 – O CURSISTA não está autorizado a divulgar quaisquer informações enviadas ou recebidas em chats, listas de discussão ou durante trabalhos para pessoas não inscritas no curso.
3.10.2 – Da mesma forma, o CURSISTA não poderá reproduzir, com fins comerciais ou não, nenhum dos materiais, livros ou conteúdos didáticos utilizados no curso, sob pena das punições previstas na legislação civil e criminal brasileiras, em especial na LEI N. 9.610/98, a respeito DOS DIREITOS AUTORAIS.

Critérios de avaliação e de continuidade no curso 
» O cursista deve atingir a média mínima de 70 (setenta) e ter 75% de presença (que é monitorada pela barra de progresso).
» Se, ao finalizar o curso, o cursista estiver com média acima de 50 (cinquenta), terá 2 (dois) dias corridos para a entrega de todas as atividades propostas.
» Se ainda assim o cursista não atingir a média de 70 e a frequência de 75%, ele não concluirá o curso.
 

Declaração  
Ao final do curso, cumpridas todas as etapas, o aluno pode emitir a Declaração de Conclusão (formato digital, on-line, PDF), disponibilizada na sala virtual.

Observação: a emissão da declaração só será possível após a conclusão de todas as atividades, com a devida avaliação do tutor e dentro da vigência do curso.

ATENÇÃO: Este curso é exclusivo para a formação de catequistas e, portanto, não tem validade alguma para receber os sacramentos. Caso deseje iniciar um itinerário de Iniciação à Vida Cristã, procure sua comunidade paroquial.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites