Lançamentos

A missão do agente da pastoral da comunicação

A missão do agente da pastoral da comunicação

Este livro, voltado principalmente às pessoas que atuam na Pastoral da Comunicação, ressalta a importância de compreender a sociedade atual a partir dos processos de comunicação, não só no que diz respeito às tecnologias, mas também da comunicação centrada na pessoa e na sua relação interpessoal, com a sociedade e o mundo. Defende que é necessário superar uma visão puramente instrumental da comunicação e resgatar a comunicação humanista.

Valoriza e situa o agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) nessa perspectiva, considerando que "compreender profundamente as pessoas e a sociedade na qual se vive e se atua é condição essencial para o êxito de toda ação evangelizadora". A reflexão presente neste livro parte do princípio de que, antes de tudo, o agente da Pastoral da Comunicação é um evangelizador e, portanto, um comunicador. O seu trabalho não se reduz a difundir a mensagem cristã pelos meios de comunicação social e no ambiente digital. Também isso! Não é apenas um técnico, mesmo sabendo que sem as técnicas, especialmente as do mundo digital, é difícil uma evangelização eficaz.

O livro começa ressaltando o agente da Pascom como aquele que se dedica a um serviço particular na Igreja, em vista de responder ao chamado de ser um evangelizador, cuja missão se fundamenta no batismo. Depois, apresenta alguns tópicos para aprofundar o que realmente significa "comunicar", ressaltando a comunicação "humana" em relação à comunicação "instrumental". A seguir, situa o leitor na cultura da comunicação, de modo especial, no ambiente digital para, em seguida, chamar a atenção para o "olhar crítico" que é necessário ter, frente a essa complexa realidade.

Por fim, destaca Jesus como o modelo de comunicador, como aquele que inspira o Agente a assumir um estilo cristão no universo da comunicação, de modo a desenvolver uma comunicação positiva, que o ajude a construir pontes, que o torne um instrumento de comunhão e colaborador na concretização da cultura do encontro.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites