Lançamentos

Valente

Valente

O texto conta a história de Valente, um barco que começa a narrativa como uma folha de jornal, dobrada por mãos firmes e marcadas pela vida em conjunto com mãos miúdas e vacilantes. O tempo passa e Valente é refeito em madeira e veleja no quintal.

Quando Valente fica pequeno para suas aventuras, Capitão passa a sair para o mar num outro barco e, quando volta, traz peixes e sustento, mas não tem mais tempo para fantasia. Até que, um dia, Valente renasce em tamanho real e, finalmente, conhece mar e céu e descobre o que é felicidade.

A prosa poética de Pepita Sampaio fala das fases da vida, da passagem do tempo, da chegada da maturidade - um tempo de descobertas e lembranças. Aborda também a relação pai e filho, a vida à beira-mar, a profissão de pescador. Psicologicamente, traz a questão de como mudamos ao longo de nossa existência, como as pessoas e as coisas influenciam nossa vida e nosso comportamento, como elas são capazes de nos transformar.

As ilustrações de Audrey Moreira Hojda, construídas em forma de miniteatros, usam técnicas mistas, como aquarela, colagens, dobraduras e outros tipos de trabalhos manuais, evocando lembranças, cheiros, ruídos, formas, cores, texturas. Ao final, ela conta como foram realizadas e também sugere ao leitor a construção de seu próprio barquinho!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites