As Filhas de São Paulo apresentam a nova marca da congregação, juntamente com o rebranding da marca da Paulinas Editora. As novas identidades gráficas representam uma renovação na missão de anunciar o Evangelho.
Está no DNA das Paulinas ser “inovadoras por vocação”. Nesta entrevista em texto e em vídeo, a superiora provincial das Irmãs Paulinas do Brasil, irmã Marlene Konzen, explica os conceitos atrelados às marcas. Confira!
- O lançamento de uma marca institucional e o restyling da marca Paulinas representam uma nova etapa na história da congregação?
Com certeza, é um novo tempo para nossa congregação religiosa. Um novo impulso e ardor missionário surgem. Queremos ser apóstolas de Jesus Cristo neste nosso tempo. As pessoas têm o mundo nas mãos. Assim, as Irmãs Paulinas têm a missão de oferecer a Palavra de Deus nas mãos do povo.
Completaremos, em 15 de junho, 109 anos de história no mundo, somos uma marca sólida e credível, sempre em processo de mudança para se adequar às necessidades da evangelização em cada tempo.
Com essa motivação, nasce um novo capítulo da marca Paulinas. Em 1994, lançamos a atual marca. Foram 30 anos de evangelização com esse visual. Agora, chegou o momento de reposicioná-la no mundo, adequando-a às novas exigências do ambiente digital. Temos como elementos motivadores a inovação e a modernização, acompanhando, assim, as mudanças que estão ocorrendo no mundo com as novas tecnologias da comunicação.
A mudança é principalmente uma renovação no compromisso editorial e de difusão da Paulinas: ser uma editora missionária. Com as nossas edições, queremos colaborar no processo da evangelização, deixando-nos curar e libertar pela Palavra, para assim levar uma mensagem de esperança, de paz, de solidariedade às pessoas do nosso tempo, que estão feridas.
A confiança no Espírito Santo nos faz acreditar numa nova humanidade a partir deste momento de crise histórica, pós-pandêmica e de guerras, e impele-nos a ser testemunhas humildes, capazes de concentrar energias em pontos essenciais e em objetivos claros que conduzam a uma profunda revolução, a do Evangelho.
- Paulinas está presente em todo o mundo. Conte um pouco sobre o processo de atualização da marca global.
Foi um processo participativo e teve início em 2021. Depois da pandemia, houve um crescimento significativo da presença de Paulinas no ambiente da comunicação digital.
O governo geral da Congregação, sediado em Roma, organizou, por meio de uma equipe de irmãs, com a assessoria de uma agência de comunicação e marketing, uma ampla pesquisa sobre a atuação de Paulinas no mundo digital, proporcionando um maior conhecimento e compreensão da nossa presença evangelizadora nesse ambiente, bem como a avaliação da diversidade e pluralidade comunicacional na rede.
Estamos presentes nos cinco continentes, com as diversas manifestações do Evangelho em cada cultura, mas percebemos a necessidade de uma transformação, assim como foi no tempo iniciado pelos nossos fundadores: o beato Tiago Alberione e a venerável irmã Tecla Merlo.
Após a identificação da necessidade de uma marca atualizada, começou o processo de consulta às irmãs de cada nação, oferecendo a oportunidade de se expressarem sobre a relevância de adequar a marca, para melhor responder aos desafios da evangelização na contemporaneidade.
O beato Tiago Alberione enfatizava a importância de estarmos atentas aos “sinais dos tempos” e utilizar os novos meios: “A Palavra de Deus às pessoas, com os meios de hoje”. Estamos seguindo os seus ensinamentos.
Após essa consulta, a empresa Nova Ópera foi responsável por desenvolver a nova identidade visual da Paulinas e também a marca institucional que nos identifica como uma congregação religiosa: Filhas de São Paulo. Mulheres chamadas por Deus que consagram suas vidas para o anúncio do Evangelho com a comunicação, através dos modernos meios de comunicação e transmissão da mensagem.
- Quais são os conceitos atrelados ao reposicionamento da marca Paulinas e da nova marca Filhas de São Paulo?
São diversos aspectos a considerar, mas destaco a visão global que une todas as línguas e os 50 países em que a Congregação está presente, anunciando e comunicando o Evangelho. Em outras palavras, buscamos ser um sinal de unidade em nossa atividade apostólica, destacando a centralidade da vida e da missão da Congregação em todo o mundo.
Identificar-nos como Paulinas e ser um meio de interação com as pessoas, com a Igreja, as instituições e organizações da sociedade. Queremos evidenciar a visão profética: carisma e identidade no século XXI. A mudança é fruto de uma visão de futuro, delineando como queremos atuar com o nosso apostolado nos dias atuais.
Essa marca atualizada, em seu logotipo, e a criação de uma marca institucional expressam o desejo das Irmãs Paulinas de continuar sendo um sinal de renovação, de ser apóstolas no presente da história do século XXI, este período caracterizado pelo desenvolvimento do ambiente digital, em que o físico e o digital estão cada vez mais unidos, renovando, portanto, o impulso pastoral e missionário de São Paulo Apóstolo, patrono da Congregação.
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