Animação Vocacional

Irmãs Paulinas lançam marca institucional

Mesma missão, novos desafios. Congregação das Filhas de São Paulo lançam marca inspirada em seu distintivo

A partir do dia 5 de fevereiro, os sites e perfis sociais das Filhas de São Paulo e da Paulinas Editora lançam marca institucional e apresentam o rebranding da marca Paulinas, para expressar o desejo de caminhar juntas para uma renovação do carisma e continuar a anunciar o Evangelho com os meios de hoje a todas as pessoas de nosso tempo.

Além do logotipo editorial renovado, as Filhas de São Paulo sentiram a exigência de desenvolver também um símbolo gráfico unitário para a Congregação. O nome “Filhas de São Paulo” inclui a profunda relação que as une ao Apóstolo dos Gentios, tanto que, em muitas partes do mundo, as pessoas simplesmente as chamam de “as Paulinas”.

Mas, em outras áreas geográficas e em outras línguas, o nome ressoa numa multiplicidade de formas. Por isso a opção por representar a Congregação com um logotipo inspirado no seu distintivo. Esse logotipo também foi criado pela Agência Nova Ópera, após um processo de desenvolvimento, com a participação de centenas de irmãs.

Conselheira de formação inicial, irmã Adilse Xavier. Foto: Arquivo Pessoal

“Chegou o momento de aprofundar nossas raízes e consagração, revisitar nossa identidade como Congregação, reafirmar os valores do Evangelho, atualizar nossa missão e mostrar às pessoas a beleza e alegria de seguir Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida, em comunhão com a Igreja e solícitas aos clamores da sociedade atual. O novo logotipo institucional é um ‘sinal’ que exprime, com a força que um símbolo representa, o programa de vida das Filhas de São Paulo na atualidade, com toda a sua beleza e seus grandes desafios. Como São Paulo reproduziu em sua vida o que Jesus viveu, tornando-se, assim, Evangelho vivo, nós, ‘suas filhas’, somos chamadas e escolhidas a viver e anunciar a ‘Alegria do Evangelho’”, destaca a conselheira de formação inicial, irmã Adilse Xavier.

Comunicar o Evangelho

Nas origens da fundação, as Filhas de São Paulo usavam um distintivo que trazia a imagem de um livro, representando o Evangelho e São Paulo, com a escrita latina: “Secundum Evangelium meum” (Segundo meu Evangelho, Rm 2,16).

 

Distintivo da Congregação das Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas)

O atual distintivo, em forma de cruz, foi cunhado em 1986, a partir do desenho de Ir. M. Angelica Ballan, Pddm, e é composto por duas faces:

- Na primeira, o braço horizontal da cruz representa o Evangelho, para indicar que conhecer e dar a conhecer a Palavra de Deus é o fundamento de sua espiritualidade e o conteúdo de sua missão. No braço vertical, porém, estão representados: uma antena, um filme cinematográfico e um disco que, juntamente com o livro, simbolizam o mundo da comunicação social com suas diferentes linguagens, modalidade específica da missão paulina no mundo.

- Na segunda face, São Paulo é representado com o braço direito levantado, no ato de pregar a Palavra, e o braço esquerdo segurando a espada e o livro, como na iconografia que o distingue. Em sua auréola, aparece a sigla FSP – “Filiae Sancti Pauli”, Filhas de São Paulo –, e, acima de seu ombro, a inscrição “Secundum Evangelium meum”, para significar que, seguindo os passos do Apóstolo e com seu mesmo espírito, estão empenhadas a viver e anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no mundo da comunicação.

Físico e digital

A elipse, compartilhada com a marca Paulinas, representa a Congregação e a missão de evangelização; é deliberadamente aberta e inclusiva ao abraçar o Livro-Cruz, que recorda o distintivo: São Paulo, o Apóstolo dos Gentios, e a Palavra a ser anunciada.

“O novo logotipo mantém a essência da nossa identidade de mulheres consagradas, convocadas ao seguimento de Jesus Cristo e ao anúncio da Boa Notícia do Evangelho. O formato Livro-Cruz indica a nossa pertença a Cristo, que, amado pelo Pai, vive a livre obediência, revela-nos o rosto misericordioso do Pai e escolhe fazer a sua vontade, tornando-se oferta de Amor e Salvação para todos nós. Portanto, o Livro aberto e a Cruz significam que cada Filha de São Paulo é também ‘encontrada’ por Jesus no ‘caminho de Damasco’ e escolhida para viver e anunciar a Palavra de Deus, que é fonte de luz, com amor, coragem, criatividade e convicção, humanizando-se e humanizando. Recordo-me de uma canção do Pe. Zezinho que diz: ‘Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem esses dois riscos não se tem Jesus. Um é vertical, o outro horizontal. O vertical eleva, o horizontal abraça’. Esse é o caminho que somos chamadas a percorrer e a mensagem que precisamos comunicar!”, explica a irmã Adilse.

Irmãs Paulinas. Foto: Arquivo Pessoal

Ao lançar uma marca editorial renovada e um novo logotipo institucional, as Filhas de São Paulo querem oferecer uma nova visão de sua identidade como mulheres consagradas, apóstolas do século XXI; falar as linguagens de seus contemporâneos, imaginando a missão paulina operante em ambientes nos quais o físico e o digital não estarão mais separados, mas expressarão uma mesma realidade. Só assim o anúncio do Evangelho poderá alcançar os confins da terra e chegar ao coração de cada um.

Irmã Marlene Konzen, Superiora Provincial das Irmãs Paulinas do Brasil fala sobre o restyling da marca Paulinas e o lançamento da marca institucional das Irmãs Paulinas

Leia mais

Novo capítulo da marca Paulinas

Inovadoras por vocação - Provincial das Irmãs Paulinas do Brasil fala sobre nova etapa da Congregação

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites