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Novo capítulo da marca Paulinas

Atualização da marca reforça a presença das irmãs nos meios digitais

Vivemos rodeados por marcas. Elas são o DNA das empresas, o que conecta o cliente ao produto. Uma marca deve representar o conjunto de valores que dão identidade e propósito à atuação da instituição. Trata-se de um “organismo vivo”, que está em constante transformação, pois deve acompanhar as demandas da sociedade.

Depois de 30 anos do lançamento da atual marca, a Paulinas percebeu que era hora de se adequar melhor às necessidades da evangelização no tempo presente. Após pesquisas e análises sobre a presença e a missão na internet, realizadas em 2021 e 2022 pela Equipe Internacional de Apostolado Digital, chegou o momento de reposicioná-la no mercado, tendo como elementos motivadores a inovação e a modernização.

A mudança não é apenas uma operação gráfica, mas, principalmente, uma renovação no compromisso editorial e de difusão da Paulinas. Os resultados dessa análise foram apresentados em encontros apostólicos continentais on-line, dos quais participaram mais de 100 irmãs, empenhadas em tarefas de responsabilidade em diferentes níveis.

Valores da marca

A marca Paulinas é a assinatura da atividade apostólica das irmãs que estão presentes em todos os continentes. É um elemento de comunicação para apresentar o que elas são e o que fazem no mundo. É um sinal que as identifica, um meio de interação com a Igreja, com as demais organizações, com as pessoas e a sociedade.

O logotipo de Paulinas transmite a mensagem de uma instituição globalizada, que dissemina conteúdos comunicacionais de qualidade por todo o mundo. A mudança é fruto de uma visão de futuro, de como as irmãs querem atuar neste século XXI.

A missão de fazer o rebranding da marca, que envolveu centenas de idiomas em 50 países, foi dada à Agência Nova Ópera, do italiano Riccardo Rossi, durou mais de dois anos e envolveu centenas de freiras e leigos de todo o mundo.

História

Desde a fundação (1915), as Filhas de São Paulo, conhecidas como Irmãs Paulinas, procuram moldar sua vida religiosa como serviço ao mundo, como comunidade de fé e de amor, na qual se preparam e se aperfeiçoam para ser “missionárias das metrópoles” e “missionárias universais”.

A partir da década de 1940, a marca Edições Paulinas passou a ser aplicada às publicações tanto dos Padres e Irmãos Paulinos quanto das Irmãs Paulinas, porém não existia uma identidade visual específica para as editoras.

O nome Paulinas era traduzido para os diferentes países, mas, em algumas nações, por dificuldades linguísticas, começaram a ser adotados outros nomes, como nos Estados Unidos, onde a editora era chamada de Alba House (Casa de Alba), fazendo referência à cidade de origem da Família Paulina.

Diante do contexto de mudanças e variedade da marca dentro da Congregação, foi feita uma pesquisa para desenvolver uma identidade visual única para todas as obras da Pia Sociedade Filhas de São Paulo. “Essa pesquisa foi respondida por praticamente 90% das irmãs do mundo inteiro”, lembra a irmã Élide Pulita, destacando que o resultado da consulta acentua que deveria ser tomado o cuidado de não se perder o “caminho, a credibilidade e a beleza da palavra ‘Paulinas’, consolidados nesses anos todos”. 

No dia 5 de janeiro de 1993, portanto, há 30 anos, a superiora-geral irmã Giovannamaria Carrara escreveu a toda a comunidade paulina informando sobre a decisão de se ter uma marca única em todo o mundo. “Sendo inculturada, veio a ideia de manter o logotipo único com o globo terrestre e a letra P, características fortes da marca, e o restante do nome Paulinas traduzido para cada idioma local”.

Em 15 de junho de 1994, foi lançada globalmente a marca Paulinas, nascida da ideia de apontar o mundo como espaço universal de anúncio do Evangelho.


Palavras que iluminam, missão que transforma

Não é por acaso que o dia 5 de fevereiro de 2024 foi escolhido para o relançamento da marca Paulinas; dois aniversários de grande significado para as Filhas de São Paulo são comemorados nessa data: o 60º aniversário do nascimento para o céu de Irmã Tecla Merlo, cofundadora do Instituto, e o 30º aniversário do lançamento da marca editorial Paulinas.

Uma oportunidade preciosa para relembrar a história vivida e revigorar a missão de evangelização no mundo global contemporâneo. A renovação da marca pretende oferecer uma nova forma de anunciar o Evangelho, considerando todos os novos meios de comunicação, dessa forma as irmãs continuam com a reputação de “inovadoras por vocação”.

Mas será possível afirmar que o redesign da marca representa um novo capítulo na história da congregação? A resposta é “sim”. 

Superiora provincial das Irmãs Paulinas do Brasil, irmã Marlene Konzen. Foto: Arquivo Paulinas


A superiora provincial do Brasil, irmã Marlene Konzen, explica os motivos: “É um novo tempo para nossa congregação religiosa. Um novo impulso e ardor missionário surgem. Completaremos, em junho, 109 anos de história no mundo, somos uma marca sólida e credível, sempre em processo de mudança para se adequar às necessidades da evangelização em cada tempo. A mudança é principalmente uma renovação no compromisso editorial e de difusão da Paulinas: ser uma editora missionária. Com as nossas edições, queremos colaborar no processo da evangelização, deixando-nos curar e libertar pela Palavra, para assim levar uma mensagem de esperança, de paz, de solidariedade às pessoas do nosso tempo, que estão feridas. A confiança no Espírito Santo nos faz acreditar numa nova humanidade a partir deste momento de crise histórica, pós-pandêmica e de guerras, e impele-nos a ser testemunhas humildes, capazes de concentrar energias em pontos essenciais e em objetivos claros que conduzam a uma profunda revolução, a do Evangelho”, finaliza.

 

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